Aqui está tudo que você precisa saber para lavar edredons,

DICAS

Aqui está tudo que você precisa saber para lavar edredons, cobertores e travesseiros em casa!

Date August 22, 2018 19:03

Cuidar bem da roupa de cama é essencial para manter a casa limpa e nos livrarmos de bactérias e ácaros que o calor do nosso corpo, em contato com esses tecidos, acaba propiciando. A indicação é que o lençol e a fronha sejam lavados, pelo menos, uma vez por semana. Mas e quanto aos cobertores, edredons e os próprios travesseiros? 

Muitas vezes, acabamos levando esses itens para lavanderias especializadas quando chega a hora de higienização. Só que, além de gastarmos dinheiro, acabamos ficando reféns desses serviços sendo que apenas algumas dicas bem simples são suficientes para que esses produtos sejam lavados em casa e sem muito esforço. 

Anna Demianenko / Shutterstock.com

Se você quer economizar da próxima vez, confira as dicas: 

1. sempre leia a etiqueta de lavagem

 

Uma publicação compartilhada por @principessa.br em

Toda peça possui uma etiqueta especial. Nela, contém informações sobre o tecido, seus cuidados e a maneira como devem ser lavados. Alguns, infelizmente, necessitam de lavagem a seco, ou seja, você vai mesmo precisar levá-los para a lavanderia. 

Mas a maioria pode ser lavado em máquinas. O que facilita muito seu serviço. Além disso, a etiqueta também traz outro alerta: o de não misturar tecidos diferentes na hora da lavagem. Por isso, prefira sempre lavar peças de algodão com outras do mesmo pano, de seda com as semelhantes e por aí vai. 

2. se preocupe com o peso da máquina

nichiganov / Shutterstock.com

Toda máquina de lavar possui um peso máximo. Quando molhados, os edredons e cobertores ficam mais pesados. Então, uma dica essencial é sempre observar se você não está ultrapassando o peso dela, até para evitar que o eletrodoméstico se quebre durante a lavagem ou centrifugação. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 9 dicas incrivelmente eficazes para lavar roupa e deixar as peças coloridas mais vivas e as brancas ainda mais brancas

3. posicione-os corretamente na máquina

No caso dos travesseiros, eles devem ser colocados na vertical dentro da máquina e é importante lavar somente dois de uma única vez. 

 

Já os cobertores e edredons devem ser dispostos de forma que não acabem se enroscando uns nos outros e causando problemas aos tecidos durante a lavagem. 

4. cuidado com as cores

Ardely / Shutterstock.com

Algumas peças são muito coloridas e podem acabar soltando tinta durante a lavagem. Por isso, uma dica bacana é fazer um teste antes de ligar a máquina. 

É bem simples: molhe uma parte do tecido na água fria por alguns minutos e, depois, o passe sobre uma toalha branca para verificar se a tinta vai se soltar. Além disso, evite colocar tecidos muito coloridos com peças brancas.

5. prefira sabão líquido 

Vladeep / Shutterstock.com

Quando lavamos peças menores, não tem problema usarmos sabão em pó. Mas cobertores, edredons e travesseiros devem ser banhados, preferencialmente, com sabão líquido, pois ele sairá mais fácil no enxágue e não corremos o risco da peça sair da máquina com marcas. 

6. não se esqueça do amaciante

O amaciante também é um item indispensável na hora de lavar essas peças, até porque ele vai deixar um cheirinho gostoso e trazer mais maciez para a peça. 

7. se atente ao processo de secagem 

Logo depois de sair da máquina, você precisa garantir que as peças sequem corretamente. Algumas até podem ir em secadoras (essa informação também está na etiqueta de lavagem), mas se você for secá-las no varal, o ideal é que os travesseiros sejam colocados no sol, assim, vão se secar completamente. Mas não deixe de verificar se o interior deles também está seco mesmo antes de voltá-los para a cama. 

Cat2003 / Shutterstock.com

Já edredons e cobertores devem ser colocados na sombra para que sequem sem desbotar ou fiquem com um cheiro estranho de mofo.

Além disso, alguns especialistas dizem que o ideal é guardá-los em sacos a vácuo antes de colocá-los no guarda-roupas. Isso porque sacos plásticos, principalmente no verão, podem trazer umidade e mofar o tecido. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Desde manchas até encardidos, estes 5 truques ajudam a resolver os problemas mais comuns na hora de lavar roupa