Receitas infalíveis para fazer seu próprio amaciante de roupas

O amaciante é um item indispensável para quem quer roupas mais macias e com aquele cheirinho agradável. Mas esse produto pode custar muito caro e ter duração bem menor do que o esperado. 

Pensando nisso, reunimos cinco receitas práticas para que você faça seus próprios amaciantes com ingredientes que tem em casa e, de quebra, economize uns trocados. 

Amaciante de vinagre branco

focal point / Shutterstock.com

Tudo que você vai precisar é de 1 litro de vinagre branco e 30 gotas de óleo essencial com a fragrância que preferir. 

Para preparar essa receita, basta misturar os ingredientes até ter certeza que formam um líquido homogêneo e está pronto! 

Amaciante com condicionador de cabelos

gowithstock / Shutterstock.com

Caso você prefira uma receita um pouco mais espessa, a dica é usar condicionador de cabelos na fórmula.

Assim, você vai precisar de 750 ml de vinagre branco, 500 ml de condicionador de cabelos e 1 1/2 litro de água quente. É só diluir o condicionador na água quente e, depois, adicionar o vinagre. 

Existe ainda uma variação da receita com sabonete: 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Não é apenas colocar na máquina! Aprenda a lavar roupas íntimas corretamente e evite infecções

Amaciante com vinagre e bicarbonato

Luis Echeverri Urrea/ Shutterstock.com

Para essa receita, você vai precisar de 10 gramas de bicarbonato de sódio, 200 ml de água quente, 800 ml de vinagre de maçã e 20 de óleo essencial da fragrância que quiser.

Com os ingredientes em mãos, comece adicionando o bicarbonato de sódio à água quente até dissolver. Em seguida, coloque o vinagre e, por último, o óleo. Depois de pronto, guarde o amaciante em um frasco e agite sempre antes de usar.

Amaciante de sal grosso

Toni Genes / Shutterstock.com

Ótima opção para quem prefere amaciantes secos, esse produto leva apenas três ingredientes: 500 gramas de sal grosso, 125 ml de bicarbonato de sódio e 30 gotas de óleo da fragrância que preferir. 

Então, basta misturar o óleo ao sal grosso e, por último, adicionar o bicarbonato. A dica é só adicionar esse amaciante no ciclo de enxágue da máquina de lavar. 

Amaciante concentrado

Você com certeza já se deparou com esse produto nas prateleiras dos supermercados. A diferença do amaciante concentrado para o comum é que sua duração é maior que o normal. Ou seja, maciez e cheirinho bom por mais tempo. 

Por isso mesmo, são mais caros que o normal. Mas a boa notícia é que, com os ingredientes certos, você pode reproduzí-los em casa. Veja o que você vai precisar:

  • 800 g de pigmento para amaciante (solução aquosa a 1%);
  • 5 litros água deionizada;
  • 500 g de capicide CI-15 (preservante);
  • 500 g de cloreto de cálcio (solução a 15%);
  • 500 g de Cloreto de dialquil dimetil amôneo (Quatercap CDHT-75);
  • 3 litros de fragrância para amaciante;
  • garrafas com tampa;
  • vasilha de alumínio.

Para começar, adicione metade dos 5 litros da água deionizada no recipiente de alumínio e leve até o fogo, controlando a temperatura para que ela chegue a 50°C. Depois, adicione o pigmento para amaciante, e mexa sempre com movimentos fortes para que tudo se misture bem. 

Na sequência, coloque o capicide CI-15 e o cloreto de dialquil. São esses produtos que darão o ar concentrado para o amaciante. Depois, hora de adicionar o restante da água deionizada e o cloreto de sódio. 

Nessa fase, abaixe o fogo e deixe a mistura lá por 10 minutos. Em seguida, mexa por mais 10 minutos e desligue. Deixe esfriar antes de passar para uma garrafa plástica. 

Essa solução é um pouco mais demorada que as outras e rende uma quantidade maior de amaciante. Por isso, você pode aproveitar para vendê-la, também! 

Fonte: Revista Artesanato, Novo Negócio

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Receita caseira para remover facilmente o cheiro de mofo das toalhas