Olhe bem para os seus instrumentos de manicure e agora respo

DICAS

Olhe bem para os seus instrumentos de manicure e agora responda: tem certeza que estão limpinhos? Saiba higienizar esses itens em casa!

Date August 27, 2018 23:57

Muita gente opta por fazer as próprias unhas em casa. Isso acontece por diversos motivos, comodidade, conforto ou até mesmo para economizar um pouco. O problema é que a maioria acredita que, se seu kit é usado somente por uma pessoa, os materiais não precisam ser esterilizados e cuidados como no salão, o que pode aumentar os riscos de infecção por bactérias e até outras doenças. 

Alexandr Vorobev / Shutterstock.com

Pensando nisso, separamos uma listinha que vai te ajudar a cuidar de cada item do seu kit de manicure e pedicure da forma correta e esterilizar tudo direitinho para evitar problemas no futuro. 

Piotr Marcinski/Shutterstock.com

Anota aí: 

Toalha

Didecs / Shutterstock.com

É comum usar uma toalha de mão na hora de fazer as unhas, para secar as cutículas e também limpar o creme antes de usar o alicate. Por isso, esse item deve ser sempre lavado depois de usado, porque a umidade do ar ajuda a proliferação de bactérias e restos de unha e pele ficam presos ao tecido. 

Felizmente, é um passo bem simples. Basta deixar a toalha de molho ou mesmo colocá-la na máquina de lavar. 

Lixas

Vitalii Vitleo / Shutterstock.com

O ideal é que as lixas sejam consideradas quase que um produto descartável, ou seja, serem jogadas fora depois de cada usada. Mas como isso nem sempre acontece, a dica é evitar compartilhar esse item com outras pessoas, pois isso pode aumentar o risco de micose. 

Além disso, tente substituir as antigas por novas com uma certa frequência. Que tal uma vez ao mês, pelo menos? 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 3 truques caseiros para tirar esmalte das unhas sem acetona

Palitos 

 

Esse item é bastante usado para tirar o excesso de esmalte das unhas. O problema é que a maioria das pessoas opta pelos palitos de madeira, o que é um erro, pois eles demora mais para secar e podem acumular mais bactérias. Se puder, troque o seu por um de metal, que pode ser esterizado adequadamente, como vamos mostrar mais adiante. 

Alicates e objetos de metal 

Sahacha Nilkumhang/Shutterstock.com

Aqui estão produtos com os quais devemos tomar o maior cuidado possível! Mesmo que vá em salões, você deve se atentar a esse detalhe e ver se sua manicure sempre esteriliza alicates e outros objetos de metal. 

gettyimages

Pode até parecer difícil, mas fazer isso em casa não é nada complicado. Siga esses passos para esterilizar esses itens: 

  1. Coloque-os em uma panela com água fervendo e deixe por alguns minutos; 
  2. Retire-os e os coloque na água corrente e fria por mais alguns minutos;
  3. Pegue folhas de papel, misture com álcool ou lysoform e passe por cada item separadamente antes de guardá-los. 

gettyimages

Seguindo todos esses passos, você garante unhas bonitas e saudáveis e evita doenças e infecções. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Cuidar das unhas não é só uma questão de estética. Descubra quais são os perigos de unhas sujas ou feridas


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.