Hora do artesanato: crie seu próprio scrapbook

DICAS

Hora do artesanato: crie seu próprio scrapbook

Date August 16, 2018 22:49

O scrapbook é um caderno de recortes com um tema. Além de ficar com um resultado bacana, ele serve como uma espécie de álbum de fotografias que guarda suas lembranças. Normalmente, você pode encontrá-los à venda, mas como costumam ser caros, você pode optar por confeccionar seu próprio scrapbook. Assim, ele fica com sua cara.

Na internet, você encontra inspirações e várias dicas para construir seu scrapbook. Confira as principais delas:

Escolha um tema

O primeiro passo é definir qual será o tema do seu scrapbook. Pode ser férias, um diário de viagens, lembranças do casamento, de um namoro, enfim, são várias possibilidades. Por isso, é preciso pensar com calma antes de decidir. 

Compre os materias necessários

BOM DIA AMAZÔNIA / Reprodução Globo Play

Depois de escolher seu tema, você vai precisar dar um pulinho na papelaria e em lojas de artesanato para reunir  alguns materiais que vão compor seu scrapbook. Alguns dos mais comuns são tecidos, fitas, adesivos, cartolinas e até glitter. Mas você também pode inovar e comprar outros materiais que considerar adequados. 

Organize as ferramentas e objetos que vai precisar

Trabalhar com artesanato exige que você tenha sempre algumas ferramentas e objetos a mão. Tesouras, colas específicas (aqui entram a cola para scrapbook, para tecido e até cola quente), fitas adesivas, réguas e estiletes são os mais comuns. 

Para facilitar o trabalho, os deixe perto de você para quando for precisar deles. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 3 ideias criativas para decorar as paredes da casa

Compre um caderno simples

Vera Petruk / Shutterstock.com

Existem pessoas que preferem fazer seus próprios cadernos, isso não é problema. Mas se você não tem muitas habilidades manuais ou quer simplificar o trabalho, pode comprar um caderno de espiral simples em qualquer papelaria. Assim, você só fica com a parte de customização. 

Comece pela capa

Para começar, encape a capa do caderno com o tecido que preferir e lembre-se de usar a cola adequada para fixa-lo. Mas, se preferir, você pode encapá-la com recortes, desenhos e outros objetos. 

Busque outras inspirações

Existem inúmeras inspirações de scrapbook online. Por isso, mesmo durante o processo de montagem, você pode encontrar dicas para deixar suas páginas mais bonitas e explorar vários tipos de recortes e colagens. 

Dê asas à imaginação 

Não se prenda a conceitos, ou mesmo ideias de outras pessoas. A dica é dar asas à sua imaginação e montar seu scrapbook do jeito que preferir. Assim, o resultado será o mais original possível! 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 formas práticas e baratas de restaurar a bijuteria velha