Os perigos dos temperos industrializados e como evitá-los

DICAS

Os perigos dos temperos industrializados e como evitá-los

Date July 24, 2018 00:28

A correria da vida moderna, muitas vezes, faz com que recorramos a temperos prontos na hora de cozinhar, mas essa praticidade pode sair bem cara para a saúde.

Daxiao Productions / Shutterstock.com

 

Basta ler o rótulo de um desses produtos industrializados para ver que eles são uma verdadeira bomba de sódio e, além disso, muitos dos temperos prontos contém conservantes artificiais e outras substâncias bastante perigosas para o nosso organismo.

06photo / Shutterstock.com

 

Estima-se que os condimentos do tipo caldos em tabletes, por exemplo, possuem cerca de 70% da quantidade de sódio que uma pessoa deve consumir por dia.

Toni Genes / Shutterstock.com

 

Vale lembrar que o excesso de sódio pode causar o aumento da pressão arterial e problemas cardíacos e vasculares, bem como prejudicar o funcionamento dos rins.

MK photograp55 / Shutterstock.com

 

Além disso, esses produtos costumam ser ricos em gorduras trans, que até alguns anos atrás acreditava-se que fossem menos maléficas para a saúde, mas que atualmente já se sabe que aumentam os níveis de colesterol no sangue.

 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Porque é melhor dar preferência aos temperos naturais

Se adicionarmos a essa equação uma quantidade considerável de conservantes artificiais para aumentar o tempo de validade de tais temperos, imediatamente iremos perceber que, apesar de mais práticos, os temperos industrializados são um verdadeiro perigo para a nossa saúde.

Pensando nisso, separamos uma receita caseira e natural de caldos em tablete para que você possa temperar suas receitas sem temer por sua saúde.

monticello/ Shutterstock.com

 

Anote aí e prepare delícias com esses temperos que vão dar sabor aos seus pratos sem comprometer o seu organismo.

Ingredientes:

4 litros de água 

2 cenouras 

4 talos de salsão 

2 cebolas 

2 alhos-porós (somente a parte branca)

4 dentes de alho 

3 tomates 

1 amarrado de ervas de sua preferência - sugestão: tomilho, estragão e alecrim

Mohd Sharif / Shutterstock.com


Modo de preparo:

Lave e pique grosseiramente todos os ingredientes. Adicione a água e os legumes picados em uma panela grande e espere ferver, em seguida, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada até que o caldo seja reduzido pela metade.

Depois basta coar a mistura sem amassar os vegetais e congelar em forminhas de gelo para utilizar quando necessário.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 coisas que dá para fazer com a forma de gelo para facilitar a vida na cozinha