Cabelos danificados pela química? Saiba o que fazer para re

DICAS

Cabelos danificados pela química? Saiba o que fazer para recuperá-los sem sequer sair de casa

Date September 4, 2018 15:40

Muita gente ainda usa e abusa dos tratamentos químicos. Seja uma tintura ou uma escova progressiva, a química está presente no dia a dia de quem batalha pelo cabelo dos sonhos. Química no cabelo é igual àquele tipo de homem cafajeste. Você sabe que não vai te fazer bem, mas continua insistindo no erro. Mas, no caso dos tratamentos químicos, esse problema tem solução.

Alliance / Shutterstock.com


O primeiro passo é assumir que pisou na bola. Abusar da química acaba sendo o caminho mais fácil para ter o cabelo que deseja, mas não é o mais saudável. E seu cabelo pode sofrer graves consequências, chegando inclusive ao estado em que ele não aguenta mais e até se rompe sozinho, o que eles chamam de “corte químico”. Se esse é o seu caso e você quer se livrar do sufoco sem gastar tubos de dinheiro e horas no salão, essas dicas podem vir bem a calhar.

Corte químico: o pesadelo das “alisadas”

Um dos casos mais graves de um cabelo danificado pela química é o corte químico. Ele ocorre quando o cabelo fica extremamente fragilizado e acaba se rompendo ou caindo. Esses casos só ocorrem quando o cabelo é exposto em excesso a processos químicos e acumula todos os danos, até não aguentar mais. A solução pode não ser outra a não ser cortar a parte danificada sem dó!

Saiba a hora de parar

Tudo bem que aquela progressiva maravilhosa tem o efeito que você ama ou aquela tintura tem exatamente o tom que combina com seu estilo. Mas isso não quer dizer que você tenha que extrapolar na hora de optar pelos produtos químicos. Seu cabelo merece se desintoxicar e respirar um pouquinho. Os fios estão cheios de frizz, pontas duplas e elasticidade? Esse pode ser o sinal de que a hora de dar uma maneirada.

Ollyy / Shutterstock.com

Cuide do seu cabelo antes e depois da química

O ideal é que, junto com o tratamento químico, adote-se uma rotina de cuidados com as madeixas, para que elas recuperem os nutrientes perdidos. Mas normalmente, não é isso que acontece. A recomendação é que se use produtos específicos para os cabelos quimicamente tratados, que permitem a recuperação da fibra capilar. No caso do uso excessivo de chapinhas e secadores, o ideal é sempre aplicar um protetor térmico nos fios antes de submetê-los ao calor.

Africa Studio / Shutterstock.com

Use os produtos certos

Conscientizando-se de que seus cabelos precisam de cuidados redobrados, hora de optar pelos melhores produtos. A primeira coisa a fazer é adotar um shampoo antiressíduos. Ele limpa profundamente os cabelos e permite que qualquer tipo de tratamento tenha efeitos mais intensos.

Depois disso, escolha uma máscara capilar ideal para os danos sofridos pelo seu cabelo. Ela vai ser a companheira inseparável da reconstrução dos seus fios, devolvendo tudo que ele perdeu com a química excessiva.

Diga sim à queratina!

Fios desnutridos são sinônimo de falta de proteína. E o que fazer quando isso acontece? Queratina neles! Elas são ótimas para reabstecer a sua fibra capilar dos nutrientes perdidos e recuperando a saúde perdida. Aposte na queratina como finalização do seu tratamento.

Focus and Blur/Shutterstock.com

Adote esses cuidados básicos com seus fios e evite idas desnecessárias ao salão!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 dicas para alisar o cabelo sem usar química, de maneira natural, utilizando itens da cozinha