Livre-se das traças na sua casa com essas 4 dicas valiosas

Dicas

August 17, 2018 21:10 By Fabiosa

As traças são bichinhos traiçoeiros! Essas pequenas pragas domésticas normalmente aparecem na nossa casa para destruir três coisas que nós amamos: roupas, livros e comidas! É muito triste pegar nossa blusa favorita e se deparar com aquele furinho, um livro que amamos ficar com suas páginas danificadas ou até aquele biscoito delicioso que guardamos para comer depois estar completamente infestado.

Maridav / Shutterstock.com


Pois é, as traças são as principais responsáveis por isso. Elas procuram alimentos como amido, açúcares e proteínas e acabam encontrando justamente nas nossas coisas. Mas e aí, como se livrar dela? Você deve ter pensado: naftalina! Bem, apesar de ser a resposta mais provável, definitivamente não é a mais saudável para você. 


E agora, o que fazer? A boa notícia é que temos dicas valiosíssimas para se livrar das traças sem ter que apelar para produtos químicos. E vamos te ensinar como!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Os segredos para cuidar direitinho das suas toalhas de banho estão bem aqui!

Por que não a naftalina?

As famosas bolinhas brancas que colocamos no guarda-roupa para nos livrarmos das traças, na verdade, fazem mal para o ser humano. Elas vão se tranformando e liberando um gás tóxico aos poucos, e isso faz mal especialmente para crianças e idosos ou pessoas mais vulneráveis, podendo causar intoxicação. Fora o cheiro desagradável que deixa na roupa, aquele famoso “cheiro de guardado”. Optar por outras formas de se livrar das traças pode ser mais benéfico.

 

Você usa naftalina em casa? ⚠⚠😲😲 A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a existência de naftalina nos espaços fechados pode ter efeitos na saúde humana, podendo mesmo causar câncer, aconselhando que se bana esta substância poluente de casas e locais de trabalho. Num documento com linhas orientadoras para a qualidade do ar em espaços fechados, a Organização Mundial de Saúde — OMS juntou cerca de 60 pesquisadores internacionais de várias áreas, que estudaram nove poluentes que indiciam níveis máximos de exposição em casas, escritórios ou outros espaços fechados. Dos poluentes estudados, a naftalina, que é usada por decisão consciente pelos utilizadores dos espaços fechados, foi classificada como "possivelmente cancerígena" para humanos, dadas as conclusões de testes em ratinhos de laboratório. NADA DE NAFTALINA NO ARMÁRIO OU MICTÓRIO. #prevenção #biossegurança #saúde #naftalina #saude

Uma publicação compartilhada por Jorge Luiz / Dr. Biossegurança (@dr.biosseguranca) em

Mantenha o ambiente arejado

A primeira forma de se livrar das traças em qualquer lugar da casa é manter os ambientes arejados e secos. Essas pragas gostam de umidade, por isso, é bom eliminar qualquer infiltração que encontre. Abre os guarda-roupas e gavetas com frequência e, de preferência, retire os alimentos das embalagens e guarde em recipientes de vidro bem fechado.

Yuganov Konstantin / Shutterstock.com

Não guarde roupa suja

A higiene também é uma forte aliada na luta contra as traças. Os bichinhos são atraídos por resto de comida na sua roupa, então certifique-se de lavá-la bem e colocar no sol antes de guardar. Ao usar algo, também não guarde sujo de suor. Coloque para secar ao sol antes. E procure guardar as roupas adequadamente, se possível, protegendo casacos, suéter e roupas de frio em sacos plásticos ou caixas, e usando cabides de cedro, que também funcionam como repelente. Também escove as roupas com muitos pelos após usá-las.

Brian A Jackson / Shutterstock.com

Limpeza da casa

Além de manter as roupas limpas, é bom sempre higienizar a casa. Sempre que possível, passe o aspirador de pó na casa, focando em tapetes, frestas e rodapés. O armário também merece uma limpeza frequente. Use água e sabão ou uma solução de vinagre e água e aplique com uma esponja, dando foco nas paredes e rachaduras, onde as traças costumam se infiltrar. Também passe o aspirador no armário.

Diego Cervo / Shutterstock.com

Repelentes naturais

Além da naftalina, existem algumas substâncias que funcionam como repelente natural e não fazem mal à saúde. Vamos listar algumas para você:

  • Lavanda: a substância pode ser usada em forma de óleo, diluiída em água e espalhada nas roupas com o auxílio de um borrifador. Também pode fazer trouxinhas com ramo de lavanda e espalhar nos armários.
  • Cravo-da-Índia: você pode aplicar a mesma ideia dos ramos de lavanda e fazer trouxinhas. Se quiser, pode até misturar os dois.
  • Capim-limão: o cheiro forte e delicioso dessa erva é um forte repelente de insetos. Para usar, pique as folhas em pedacinhos e espalhe pelos cantos do armário e até da casa.

279photo Studio / Shutterstock.com

Com essas dicas, suas roupas vão ficar com cheirinho bem mais agradável do que de naftalina e igualmente livre de traças!

Fonte: Dicas Online, Wikihow, Casa e Jardim

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Adeus, cupins! 6 dicas práticas para se livrar deles


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.