Perigos dentro de casa! Dicas para garantir sua segurança no seu próprio lar

Não há lugar como nosso lar, não é mesmo? Na nossa casa, nos sentimos acolhidos e seguros, longe de todos os perigos. Mas será mesmo que estamos tão seguros assim como imaginamos? 

Até mesmo na nossa própria casa estamos à mercê de alguns perigos, principalmente relacionados a acidentes domésticos. Seja um corte, uma queimadura, uma queda ou uma lesão muscular, quem lida com os afazeres domésticos também não está livre de sofrer um acidente de trabalho. Dados do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) apontaram que esse tipo de acidente é a segunda maior causa de atendimento em emergências hospitalares. 

tynyuk / Shutterstock.com

Por isso, é essencial não negligenciar os cuidados que as tarefas domésticas merecem ter, pois esses pequenos detalhes podem fazer a diferença quando o assunto é a sua segurança. Que tal algumas dicas valiosas sobre como garantir sua segurança?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Todo cuidado é pouco! Saiba como evitar acidentes domésticos com crianças. Esta mãe aprendeu da pior forma possível

Queimaduras

Esse é um dos acidentes mais comuns dentro de casa, já que é corriqueiro o uso do fogão. A primeira dica é ficar sempre atento às alças de panelas e frigideiras, para garantir que estão firmes. Além disso, é aconselhado sempre cozinhar com essa parte do acessório virado para dentro do fogão, evitando que se esbarre neles. Usar aventais, luvas e pegadores também ajuda a proteger, mas evite aqueles de material de fácil combustão, como plástico e material sintético.

Africa Studio/ Shutterstock.com

No caso de uma panela com óleo pegar fogo, não use água, pois o óleo pode explodir. Coloque a tampa para abafar o fogo ou um pano umedecido. Desligue o fogo e chame os bombeiros se necessário.

Panela de pressão

Cuidado com esse utensílio. É bom sempre verificar as válvulas e borrachas, para saber se estão limpas e em boas condições. Dê preferência aos modelos com válvula de emergência. Respeite as instruções e não exceda nem diminua a quantidade de água indicada. Também não coloque a panela debaixo d’água, pois pode explodir. No caso de feijão, fique atento para não queimar, pois libera um gás tóxico. Se ocorrer, lembre de abrir portas e janelas para ventilar.

JRP Studio / Shutterstock.com

Produtos químicos

Produtos como limpadores, desentupidores, águas sanitárias, são tóxicos e requerem alguns cuidados para não entrar em contato com a pele ou inalar. Quando for utilizar algum deles, use luvas de borracha e até óculos e máscaras de proteção para evitar borrifos em alguns casos. Botas de borracha também são úteis. E deixe o local sempre ventilado quando for usar.

Honza Hruby / Shutterstock.com

Cortes

Desde facas até mesmo tesouras ou embalagens cortantes, o risco de uma perfuração é bem grande. Aqui a dica principal é ter cautela. Aprenda a maneira correta de cortar os alimentos e mantenhas as facas afiadas para evitar esforço. Se algum objeto se quebrar, envolva os cacos com papel grosso. 

5 second Studio / Shutterstock.com

Dores musculares

A má postura é comum em donas de casa. Carregar peso, varrer a casa, lavar roupa e louças requer atenção que não é observada. Uma boa dica é se alongar antes de realizar essas tarefas. Ao carregar peso, crie uma boa base afastando os pés e flexionando os joelhos, tente sempre equilibrar os dois lados e não carregue nada muito pesado acima dos ombros. Dê preferência aos carrinhos. Também fique de olho na altura das pias e tanques. Ao esfregar algo no chão, flexione bem as pernas e force os músculos da coxa, não a coluna.

Africa Studio/Shutterstock.com

Quedas

Para evitar alguma lesão ou até fratura, mantenha o piso sempre limpo e seco. Use calçados antiderrapantes e evite sabão em pó, pois é escorregadio. Tapetes devem ser sempre antiderrapantes, mas fique atento para não tropeçar. Cuidado ao usar bancos e escadas, verificando sempre se estão firmes.

BLACKWHITEPAILYN / Shutterstock.com

Choque

Cuidado ao usar aparelhos elétricos, principalmente na cozinha. Há o risco de água respingar nos motores e tomadas. Evite água perto deles e use sempre calçados apropriados, como galochas.

BlurryMe / Shutterstock.com

Previna-se e torne sua casa, realmente, o lugar mais seguro do mundo!

Fonte: Donas de Casa Anônimas, Agência Brasil, O Informativo do Vale

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Alerta: o perigo de deixar uma garrafa de água dentro do carro