Não deixe de limpar, nem limpe demais: O que devemos ou nã

DICAS

Não deixe de limpar, nem limpe demais: O que devemos ou não deixar brilhando na hora da faxina!

Date July 23, 2018 16:57

Dia de faxina é sempre aquela correria. Você se prepara para varrer o chão, tirar o pó dos objetos decorativos, limpar as janelas, deixar os vidros brilhando... Mas será que está fazendo a coisa certa?

Billion Photos/ Shutterstock.com

Cuidado para não lavar demais!

Tem vezes que achamos que algo nunca está limpo o suficiente e insistimos em dar mais uma polidinha. Porém, em determinados caos, você pode até estar danificando aquele material e até mesmo trazendo riscos para sua saúde. Confira quais são as coisas que devemos nos controlar para não exagerarmos:

  1. Lavando a louça: Se você tem uma máquina de lavar louças, a única coisa que precisa fazer é colocar os pratos dentro e apertar o botão. Não invente de dar uma lavadinha antes de colocar na máquina, é totalmente desnecessário e corre o risco de prejudicar o material lavado.

    Andrey_Popov / Shutterstock.com

  2. Carro sujo: você lava o carro de quanto em quanto tempo? Não aguenta passar uma semana sem dar aquela polidinha na sua paixão? Pois pode estar causando danos a tintura do veículo! O ideal é que limpe seu carro somente duas vezes ao mês, senão ele pode aparecer com rachaduras e fazer você gastar mais com cera.

    Atstock Productions / Shutterstock.com

  3. Espelho: Você achava que quanto mais esfregasse o espelho, mais bonito e brilhante ele ficaria? Pois não poderia estar mais enganada. Se deixar o espelho molhado por muito tempo, mais sujeira ele vai acumular. Também corre o risco dessa água ser absorvida pelo suporte do objeto, e causar danos graves a estrutura.
  4. Móveis de madeira: É comum no dia da faxina querermos passar um pouco de cera ou usar algum produto a base da substância para limparmos aquele hack de madeira. Mas se o óleo ficar acumulado, é capaz de deixar seu móvel mais sujo. Só um paninho de microfibra dá conta do recado.

    Anna Cinaroglu / Shutterstock.com

  5. Calça jeans: Pra quê lavar demais sua calça e deixar a peça toda desbotada? Pode ser que esteja até na moda, mas é melhor dar somente uma passadinha no jeans pelo vapor do que ficar esfregando demais. Se tiver coragem, pode até fazer o truque de colocar a peça num saquinho e guarda-la no congelador, proporcionando que fique limpo por mais tempo. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Segredos de limpeza caseira que podem ajudar a economizar tempo

Psiu, será que você já terminou mesmo a faxina?

Assim como limpamos demais alguma coisa, também esquecemos de cuidar da limpeza de outra. Às vezes dá uma preguiça de limpar ali atrás do armário, ou  olhar como está a situação debaixo da cama. Quem nunca varreu aquela sujeira pra debaixo do tapete? Pois a partir de agora, não tem mais desculpa pra você não limpar onde deveria. Descubra quais são os objetos que estão precisando de uma limpeza na sua casa e é melhor ir logo se levantando porque a casa não vai se limpar sozinha (ainda!):

  1. Controle remoto: o controle da TV é quase tão manuseado quanto o celular, afinal, ninguém quer ficar se levantando da poltrona toda vez que precisar trocar de canal. Por isso é necessária a limpeza frequente. Coloque a parte do teclado para baixo e dê umas batidinhas para tirar o excesso de sujeira. Depois, umedeça uma lenço de papel com álcool e passe pela superfície do objeto. Assim ele fica limpinho denovo!

    Concept Photo / Shutterstock.com

  2. Vassoura: Aquilo que você usa pra varrer a sujeira da sua casa também pode estar trazendo mais poeira para dentro. O recomendado é limpar o utensílio frequentemente para que não acumule bactérias no interior de seu lar. Mergulhe a vassoura em um recipiente com água morna e sabão e deixe de molho por alguns minutos.
  3. Interruptor de luz: O interruptor é algo bem inusitado para limpar, mas saiba que deixar o objeto cheio de poeira também pode lhe trazer problemas. Mas antes de começar a limpar, não esqueça de desligar o padrão de energia para que que você não tome um choque. Um paninho úmido e um cotonete mergulhado em uma mistura de água e sabão são suficientes para acabar com a sujeira.

    eggeegg / Shutterstock.com

  4. Ventilador de teto: pode ser que você esteja sempre limpando seu ventiladorzinho pequeno, mas acaba deixando a sujeira do ventilador de teto pra lá. Um pano úmido com um pouco de um produto multiuso já dá conta do recado. Não corra o risco de espelhar poeira pela casa toda ver que ligar o ventilador!

    Jakub Ustrzycki / Shutterstock.com

  5. Torneira de banheiro: A torneira é o lugar mais provável de encontrarmos inúmeras bactérias. Para ter certeza de que não pegará nenhuma infecção ao usar o banheiro, utilize um pano com vinagre branco diluído em água na limpeza do objeto. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 3 motivos para adotar luvas de limpeza imediatamente


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.