Pele mista: cuidados essenciais para manter o equilíbrio da

DICAS

Pele mista: cuidados essenciais para manter o equilíbrio da pele de acordo com sua idade

Date August 5, 2018 23:33

De todos os tipos de pele, a mista talvez seja a mais difícil de cuidar. Isso porque ela, como próprio nome já diz, é uma mistura das peles oleosa e seca, que são totalmente o oposto uma da outra. Ou seja, é preciso cuidado redobrado para manter a parte seca hidratada e diminuir o brilho da parte mais oleosa. 

Além disso, outro fator importantíssimo a se levar em conta é que existem cuidados específicos que devemos tomar com a pele mista, de acordo com a faixa etária. 

Como identificar a pele mista? 

Roman Samborskyi/ Shutterstock.com

Normalmente, a pessoa que tem pele mista apresenta aquilo que chamamos de 'zona T' (testa, nariz e queixo) mais brilhante, enquanto o restante é mais ressecado. Em alguns casos, a parte seca fica tão evidente que apresenta descamação e irritações. 

Geinz Angelina / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Identificar seu tipo de pele agora é fácil. Estes simples truques te ajudarão a decifrá-lo!

Hidratando a pele mista 

Agora que já podemos identificar facilmente a pele mista, a dúvida que fica é: como posso hidratá-la adequadamente? Essa é uma pergunta de resposta bem difícil, até porque a tarefa seria encontrar o produto ideal que não resseque demais, nem deixe ainda mais oleosa. Segundo especialistas, a dica de ouro é: hidratação e ação secante são uma mão na roda, desde que feitas corretamente e com equilíbrio. 

Belinka / Shutterstock.com

Para ter sucesso, anote aí três tipos de produtos que você deve passar longe: 

  • produtos com muitos adstringentes;
  • soluções alcoólicas;
  • muito cremosos. 

O tratamento para cada tipo de pele

Para tratar a pele mista, uma série de fatores deve ser levada em consideração: faixa etária, cor da pele e local onde a pessoa mora são apenas alguns deles. 

Vamos conhecer os cuidados específicos, segundo a faixa etária. 

20 aos 30 anos

Romariolen/ Shutterstock.com

Nesta fase, o protetor solar é indispensável, segundo especialistas. A ideia é encontrar um produto que possa ser usado durante o dia e tenha um toque seco, que controle o brilho da pele, mas não resseque demais. Já durante a noite, antioxidantes podem ser úteis, com vitamina C tópica. 

30 aos 40 anos

LStockStudio/ Shutterstock.com

Além de protetor solar e do antioxidante, é nesta idade que o uso de ácidos que estimulem a regeneração da pele, como o retinoico, são aconselháveis . 

40 anos

Normalmente, nesta idade, o ideal é investir em produtos que aumentem o efeito de lifting e ajudem aumentar a produção de colágeno da pele. Estas soluções ainda são essenciais para manter hidratação. 

50 anos

Roman Samborskyi/ Shutterstock.com

É quando a pele começa a ficar mais flácida e ressecada que o normal. Por isso, é hora de fazer com que o poder de retenção de água volte para a pele. 

Além disso, é sempre importante procurar um dermatologista, pois este profissional vai poder avaliar melhor se sua pele tem mais tendência ao ressecamento ou oleosidade.

Receita caseira?

Subbotina Anna / Shutterstock.com

Apesar de não existirem muitas receitinhas mágicas para dar mais equilíbrio à pele mista, alguns especialistas garantem que a máscara de argila pode ajudar! Só deixar na pele por 15 minutos, antes de enxaguar e repetir a cada 15 dias. 

PhotoMediaGroup / Shutterstock.com

Outras dicas são as máscaras de frutas batidas no liquidificador, veja algumas:

  • Pepino e maisena: um pepino inteiro faiado e meia colher de maisena;
  • Um abacate e meio, 2 morangos e duas colheres de suco de laranja.

Com esses cuidados você vai conseguir dormar os problemas com a pele mista sem grandes preocupações. Vamos testar?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Nada de pele ressecada e descascando! 5 dicas para manter a pele linda nos meses frios e secos