6 exercícios para fazer em casa e diminuir as dores no joel

DICAS

6 exercícios para fazer em casa e diminuir as dores no joelho

Date July 19, 2018 15:25

Estima-se que as dores nas articulações afete aproximadamente 15 milhões de pessoas só no Brasil e entre as áreas mais afetadas está a zona dos joelhos.

Segundo uma pesquisa realizada há alguns anos, houve um aumento de 162% nas cirurgias para a colocação de próteses de joelho em pessoas com mais de 65 anos nos últimos 20 anos.

Africa Studio / Shutterstock.com

 

As principais causas das incômodas dores nas articulações são o sedentarismo, o sobre-peso, a má postura e lesões prévias maltratadas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Segundo ciência, mulheres têm mais chances de ter problema no joelho do que os homens. Entenda por que isso acontece

Fortalecer e alongar os músculos das áreas adjacentes aos joelhos pode ajudar bastante a aliviar as dores nessa articulação, por isso, resolvemos listar 6 exercícios que você pode fazer em casa para ajudar com o problema.

1. Alongando a panturrilha

Apoie a ponta do pé em uma parede e mantenha o calcanhar no chão formando um ângulo de 45 graus e segure o alongamento, mantenha essa posição e baixe o tronco apoiando levemente no joelho. Repita 15 vezes em cada perna.

2. Exercício para panturrilha com bola de tênis

Deite-se no chão com uma das pernas flexionadas e coloque a bola de tênis atrás do joelho. Com as duas mãos pressione a articulação e flexione e estique o calcanhar. Repita 15 vezes com cada perna.

3. Alongando o joelho, quadril e quadríceps

 

Ajoelhe-se e leve um dos pés à frente de seu corpo. Levante a perna de trás até alcançar o seu pé e traga-o em direção aos glúteos. Mantenha a posição por no mínimo 5 segundos e repita 4 vezes com cada perna.

4. Rolo de espuma para o quadríceps

Deite-se apoiando a parte da frente de uma das coxa no rolo de espuma e com os cotovelos no chão eleve os pés e deslize para frente e para trás. Repita 15 vezes com cada perna. 

Dica: você pode utilizar um macarrão de piscina (bóia) para realizar esse exercício.

5. Alongando os músculos da coxa

 

Deite-se de costas e com o auxílio de uma faixa de resistência, um tecido ou mesmo um cinto, puxe uma das pernas em direção à cabeça. Repita 15 vezes com cada perna.

6. Fortalecendo os músculos da coxa

Deite-se de barriga para cima, e flexione uma das pernas. Levante a outra perna mantendo-a esticada até a altura do outro joelho. Repita 20 vezes com cada perna.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 exercícios suaves para manter a mobilidade das articulações e aliviar a dor da artrite


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.