4 dicas para armazenar e conservar vegetais por mais tempo

DICAS

4 dicas para armazenar e conservar vegetais por mais tempo

Date 17 de agosto de 2018

Todo mundo já sabe que um dos primeiros passos para ter uma vida saudável é consumir frutas, legumes e verduras  o mais frescos possível.

monticello/ Shutterstock.com

 

No entanto, também é preciso saber como guardá-los e preservá-los para que não percam seus nutriente e durem mais.

margouillat photo / Shutterstock.com

 

Para garantir a duração e a preservação desses alimentos é bom saber se é melhor colocar determinada fruta na geladeira ou não, se é melhor cozinhar determinado legume ou armazena-lo cru ou mesmo, se é bom tirar as verduras das embalagens para guardar.

Lucky clover / Shutterstock.com

 

Pensando nisso resolvemos fazer uma lista com 4 dicas de como fazer com que os vegetais durem mais preservando seus nutrientes. Anote aí para realmente consumir alimentos saudáveis e nunca mais jogar fora uma fruta legume ou verdura.

1. Separe os alimentos

Chegar das compras e jogar todas as frutas e vegetais no gavetão da geladeira é um erro muito comum e que pode comprometer a durabilidade e os nutrientes dos alimentos.

Andrew Rafalsky / Shutterstock.com

 

Pode acontecer o que é chamado de contaminação cruzada e micro-organismos de um alimento podem acabar fazendo com que outros estraguem. Por isso, evite guardar todos os vegetais juntos. Separe-os e confira a seguir alguns deles não devem ser guardados na geladeira.

2. Não coloque tudo na geladeira

Muita gente acha que o que é colocado na geladeira automaticamente irá durar mais, no entanto, isso não é verdade. Existem alimentos que não devem ser guardados na geladeira porque conservam melhor suas propriedades em temperatura ambiente.

BravissimoS's / Shutterstock

 

As frutas, com excessão das mais delicadas como morango e uva, não devem ser guardadas na geladeira. Outros vegetais que também são melhor conservados em temperatura ambiente são: batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta e manjericão.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: O que deve e o que não pode ser colocado dentro da geladeira

3. Escolha os recipientes corretos para armazenar

O mais indicado é retirar os vegetais de suas embalagens, principalmente se estão naquelas bandejinhas muito comuns em supermercados.

AlenKadr's / Shutterstock

 

Para não ter erro, o melhor é colocar os alimentos que irão para a geladeira em recipientes de vidro e fechados, com excessão das frutas que podem ficar sem serem cobertas.

As folhas e hortaliças devem ser higienizadas, secas e guardadas em sacos fechados na parte de baixo da geladeira.

4. Congele o que não for usar logo

Comprou muita coisa e não vai consumir logo? Congele. A maioria dos vegetais pode ser congelado sem grandes problemas com excessão de tubérculos e folhas. 

Ahanov Michael / Shutterstock.com

 

Já as hortaliças podem ser higienizadas, secas cortadas e colocadas no freezer e os legumes são melhor conservados se cozidos antes do congelamento.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 partes de frutas e vegetais que param no lixo, mas não deveriam


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo.