Você sabe como agir para salvar sua vida em caso de incênd

Você sabe como agir para salvar sua vida em caso de incêndio? Correr pode não ser a melhor opção

Dicas

September 10, 2018 18:20 By Fabiosa

Um incêndio é algo que sempre ouvimos falar ou vemos nos noticiários. Mesmo que pareça algo distante ou que nunca irá acontecer com a gente é muito útil saber lidar com esta situação de perigo.

Fire National Museum of Brasil
gettyimages

Em muitos países é ensinado nas escolas o que fazer para se salvar em um incêndio e por mais que você pense que isso não é comum, saiba que ter o conhecimento básico de como agir em situação de chamas incontroláveis pode salvar a sua e outras vidas.

Vamos às dicas 

Primeiramente, se você busca evitar que isto aconteça dentro de sua casa sempre verifique suas instalações elétricas, encanamentos e gás.

Para quem mora em apartamento, normalmente, há um alarme de incêndio geral instalado no prédio para que todos possam ouvir e se preparar para uma fuga, mas tenha em mente que a precaução é sempre a melhor escolha.


Larry Cooper / Shutterstock.com

Sabendo disso, no caso de um incêndio já alastrado, vamos ao procedimento correto para fazer o que é ideal nestas situações para poupar sua vida.

Reaja assim que perceber a fumaça


shurkin_son / Shutterstock.com

Pode parecer óbvio, mas não ficar esperando que alguém faça algo, ou não acreditar que o alarme de incêndio seja verdadeiramente real naquele momento, pode custar uma vida.

Isso porque muita gente desacredita ou só faz algo quando vê alguém correndo e coisas do tipo. Assim que sentir o cheiro de fumaça não espere e tente escapar com segurança.

Não saia recolhendo celular e outros pertences, apenas use o tempo a seu favor e ignore as preocupações secundárias.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Sobrevivente de incêndio se torna exemplo de resiliência e auto-estima

Não abra qualquer porta 


Sompetch Kanakornpratip / Shutterstock.com

Se você percebeu um incêndio e quer escapar, não pense em abrir a primeira porta que ver em direção à rua. Primeiro certifique-se de que o caminho está livre para isso.

Toque com a parte de trás das mãos para sentir a temperatura da porta, caso esteja normal, você poderá abri-la lentamente.

Se estiver muito quente, isto significa que esta área já está queimando e não é mais uma rota de fuga, logo você precisará pensar em sair por uma janela.

Proteja-se da inalação da fumaça

Embora a primeira coisa que venha em nossa mente seja correr. É muito importante evitar inalar a fumaça ou então você não conseguirá chegar até a saída mais próxima.

Esta substância tóxica leva as pessoas rapidamente a ficarem desorientadas e até mesmo inconscientes, então o que se deve fazer é caminhar abaixado ou rastejando, pois, a fumaça sobe rapidamente e quanto mais baixo menos você respirará este ar perigoso.

Se possível molhe um pano e cubra o nariz, isto também facilita a respiração, evitando todos os problemas causados pela fumaça.

Role no chão se o fogo atingir suas roupas 

Isto mesmo, caso sua vestimenta esteja pegando fogo, tente não se desesperar, se jogue no chão e role de um lado para o outro.

Este movimento vai abafar o fogo rapidamente. Cubra seu rosto com as mãos para se proteger.

Se não puder sair peça socorro 

gettyimages

Caso fique trancado, tente cobrir qualquer abertura que possa entrar fumaça onde você estiver e grite por ajuda.

No Brasil o número de emergência dos bombeiros é 193 se consegui ligue e pense que vai dar tudo certo.

Os serviços do corpo de bombeiros costumam ser rápidos e salvam muitas vidas.


gettyimages

O Brasil é o terceiro país com mais mortes por incêndio no mundo inteiro. Grande parte destas vidas que se perdem são por negligência dos sistemas de proteção, por isso, busque se manter atento e saiba como agir nestes casos, assim você pode proteger a sua vida e a de muita gente.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 incêndios que marcaram a história de SP