Alerta! Jovem de apenas 24 anos morre depois de ser picada por uma formiga

Notícias

October 25, 2018 18:39 By Fabiosa

Um incidente trágico levou a vida de uma jovem e despertou um alerta enorme em relação a uma coisa simples que pode tirar a vida de quem é mais sensível: picada de insetos! Michelle tinha apenas 24 anos quando foi levada às pressas para uma unidade de emergência, passando muito mal por causa de uma formiga. Ela não resistiu! Precisamos saber como identificar e o que fazer para que um evento como esse em nossa vida não seja fatal.

Michelle Teixeira do Valle era muito jovem, filha de um ex-vereador (Márcio Ribeiro do Vale) e neta de um ex-prefeito (João Ribeiro do Valle, já falecido) de Pilão Arcado, que fica na região norte do estado da Bahia. Ela era estudante de medicina em Salvador e, cheia de sonhos,  contava com uma vida inteira pela frente. Os planos foram interrompidos por uma picada de formiga.

Quando ela deu entrada na emergência do Hospital da Bahia já estava em estado gravíssimo. Foi levada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência. O hospital informou, em nota, que a jovem deu entrada com uma síncope com choque circulatório e Parada Cardiorrespiratória causadas pelo incidente com o inseto.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Pesquisa pode confirmar que algumas pessoas podem ser mais picadas por inseto do que outras

Michelle já chegou à instituição em coma profundo e para extrema tristeza da família, teve morte cerebral formalizada um dia depois. Mesmo consternados, os do Valle assinaram um termo permitindo a doação de órgãos da jovem.

.

Uma prima de Michelle disse em entrevista que a estudante era alérgica havia pisado na formiga, que se defendeu com uma picada.

Saber o que nos picou é importante na hora de uma emergência

Às vezes temos uma reação do corpo em resposta a uma picada e não conseguimos definir porque, afinal de contas, insetos são muito pequenos e muitas dessas ocorrências acontecem sem nem ao menos percebermos.

Em uma emergência, é importante saber que nosso corpo teve uma reação exagerada por conta do bicho certo e aqui vão alguns tipos de sintomas à determinadas picadas para ficar esperto na hora de falar ao médico o que aconteceu:

1. Mosquito ou pernilongo: inchaço (bolha) com coloração avermelhada e, geralmente, coceira.

2. Formiga: quanto mais tóxica a formiga, pior a reação. Mas, geralmente a região atingida apresenta dois furos e forma uma bolha esbranquiçada ou amarelada contendo pus. Pele avermelhada ao redor e coceira.

3. Pulga: costumam atacar em grupo partes quentes do corpo (como axilas e virilhas), deixando várias marcas. As picadas doem e formam pequenas erupções vermelhas.

4. Abelha e vespa: a dor é imediata - geralmente lancinante - e o inchaço vem em seguida com vermelhidão e coceira em uma região de cerca de 1 cm. Dependendo do inseto e da sensibilidade da pessoa, a inflamação pode durar dois ou três dias e a área afetada aumentar mais de 5 cm de diâmetro.

5. Mutuca: o inseto se assemelha a uma mosca maior, mas se alimenta de sangue.  A picada geralmente acontece nas pernas e é muito dolorida. Segue vermelhidão, coceira e muito inchaço.

Como tratar de uma picada de insetos e o que fazer se for alérgico?

Como pudemos ver, praticamente todas as picadas causam efeitos similares: uma pequena reação alérgica com vermelhidão, inchaço e coceira no local da picada. Mas é possível que em alguns casos e em algumas pessoas (como no caso da Michelle), o infortúnio de um contato com esse animal apresente uma reação alérgica mais grave que pode causar inchaço de todo o membro afetado ou de outros locais do corpo e até levar às piores consequências.

Em primeira instância, ao receber uma picadinha de inseto em que as reações sejam mais brandas, fazer uso de uma pomada anti-alérgica ou de uma pedrinha de gelo resolvem a questão. Em caso de reação alérgica intensa, é possível que seja necessário utilizar tratamentos pesados como o uso de injeção de epinefrina (quando é o caso de sintomas que coloquem a vida em risco).

Se você apresentar um desses sinais à uma picada de inseto, CORRA o hospital mais próximo ou peça auxílio para que te levem a um:

Sinais de alerta para ir imediatamente ao hospital
Algumas pessoas podem ter uma reação alérgica exagerada, chamada choque anafilático, e nesses casos é muito importante ir imediatamente ao hospital se surgirem sinais como:

- Coceira e/ou Inchaço de várias partes do corpo (rosto, boca, olhos)
- Dificuldade extrema para respirar
- Queda rápida da pressão arterial;
- Tonturas ou confusão;
- Sensação de desmaio;
- Náuseas, vômitos;

Muitas vezes o indivíduo nem sabe que é alérgico. Então é importante solicitar uma bateria de exames específicos para determinar as possíveis alergias e um clínico geral irá passar os melhores procedimentos e medicamentos para se ter em casa em casos de emergência.

Fonte: Tua Saúde, JC Net, G1

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Um hematoma inocente poderia custar a vida de uma garota. Os pais dela alertam outros pais a não cometerem o mesmo erro


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.