'Fedor', 'catinga', 'inhaca', 'cecê' são todos sinônimos

NOTÍCIAS

'Fedor', 'catinga', 'inhaca', 'cecê' são todos sinônimos de uma mesma situação desconfortável! Aprenda com esse guia prático como evitar o mau cheiro

Date July 11, 2018 01:29

Uma das coisas mais desagradáveis que pode acontecer é estar em algum ambiente, principalmente fechado, e ter uma pessoa com um mau cheiro horrível por perto. Acredito que todo mundo já passou por essa situação, pelo menos uma vez na vida e sabe do que estou falando.

Mais desagradável do que isso, apenas o fato de que pode ser você próprio o causador desse odor. Certamente é um cenário muito desconfortável, que piora mais ainda quando você percebe que aquele cheiro sai do seu corpo. Dá vontade de abrir um buraco no chão e se enfiar dentro, não é mesmo?

Entretanto, existem explicações para essas situações e consequentemente, existem formas de resolvê-las. O nosso nariz é capaz de distinguir nosso cheiro dentre vários outros estímulos olfativos. Entretanto, ele nem sempre é uma fonte confiável em ser o primeiro a nos alertar sobre o fedor. 

Se torna mais simples para nosso sistema olfativo, quando a fonte de cheiro está externa ao nosso corpo. Por exemplo, se você acha que o cheiro ficou impregnado na camisa, uma boa estratégia seria tirá-la e levar os pontos de odores até próximo ao nariz. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: As aparências enganam! 7 celebridades que têm fama de "sujinho"

Logicamente nem sempre é possível tirar a camisa e cheirá-la em qualquer ambiente que estejamos no nosso cotidiano. Para isso, é importante que você ache um tempo e vá até o banheiro e lá seja capaz de investigar a situação que se encontra.

Em um primeiro momento, o suor não humano não tem o cheiro forte. O mau cheiro é causado por bactérias que adoram a transpiração. Portanto, os locais onde se deve averiguar, são aqueles pontos onde você mais suou e se mantém abafado, permitindo que a umidade persista. Geralmente serão axilas, regiões genitais e entre as "dobrinhas" espalhadas pelo corpo.

Não adiantará de muita coisa se você encontrar os pontos de maior fedor e não conseguir "concertá-los". Para isso, o ideal(ainda mais se é alguem que sofre com os odores) é que sempe ande com um kit de salvação dessa situações: lenço umedecido para limpar os locais suados, desodorante para a reposição depois de algumas horas e até mesmo uma segunda muda de roupa para ser trocada ao longo do dia.

Roman Samborskyi / Shutterstock.com

Obviamente não adiantará de nada possuir um kit ou mesmo entender como o mau cheiro se estabelece no corpo, se você não mantiver um bom costume de higiene. Ou seja, tomar no mínimo um banho diário(para aqueles locais mais frios), lavar todo o corpo de uma maneira adequada, lavar os cabelos, escovar dentes e passar desodorante(se gostar, um perfume também é sempre bem-vindo).

MosayMay / Shutterstock.com

É sempre importante entendermos as causas dos problemas para que consigamos supri-los. Se você conseguir colocar em prática essas informações e dicas, certamente os terríveis momentos de desconforto causados pelo fedor corporal estarão perto do fim.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 dicas de higiene para manter a sua saúde em dia!