O mundo é dos canhotos: 6 fatos sobre quem escreve com a m?

O mundo é dos canhotos: 6 fatos sobre quem escreve com a mão esquerda que você não conhecia!

Notícias

August 14, 2018 23:17 By Fabiosa

Tem gente que acha o fato de algumas pessoas escreverem com a mão esquerda é quase um charme. Afinal de contas, esse grupo conta com pouquíssimos seres humanos e ainda é uma minoria na sociedade. Dados estimam que entre 10% e 12% da população é canhota. 

Os motivos que fazem com que uma pessoa se torne canhota ainda são desconhecidos, mas cientistas acreditam que seja uma combinação entre predisposição genética e o ambiente no qual a criança de desenvolve. 

Só que, apesar de parecer bem interessante que algumas pessoas tenham mais habilidade com a mão esquerda, esse fato pode ser bem prejudicial, na maioria das vezes. Isso porque canhotos são obrigados a viver num mundo feito para destros. A prova disso é que muitos objetos que destros utilizam com facilidade são um verdadeiro inferno para canhotos. 

Aqui uma pequena lista de alguns produtos feitos exclusivamente para destros que são uma verdadeira dor de cabeça para qualquer canhoto: 

  • Relógios de pulso
  • Porta-copos de carros
  • Cadernos de ato
  • Xícaras e canecas
  • Abridor de latas
  • Tesouras
  • Copos medidores
  • Zíper
  • Controle de vídeogame
  • Cintos
  • Carteiras escolares (a gente sabe que algumas são para canhotos, mas a maioria das salas nem as tem)
  • Facas de serra
  • Mouse
  • Fita métrica
  • Lápis e canetas

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Canhotos: essas pessoas fantásticas. A ciência comprova!

Pensando em conscientizar a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas pelos canhotos, o dia 13 de agosto tornou-se conhecido como Dia Mundial dos Canhotos. 

Confira algumas curiosidades sobre canhotos: 

Famosos canhotos 

Muitas personalidades famosas são canhotas. Por isso, se você escreve com a mão esquerda, saiba que carrega esse fardo com algumas celebridades como Barack Obama, Lady Gaga, Angelina Jolie, Julia Roberts, Messi, Oprah, Brad Pitt, Príncipe Wiliam, Príncipe Charles, Rainha Elizabeth, entre outros. Nada mal, não? 

Canhotos têm mais probabilidade de serem gênios

Cerca de 20% dos membros do Mensa, uma sociedade que reúne as pessoas com maiores índices de Q.I do mundo são canhotas. Por isso, pode-se dizer eles têm mais probabilidade de serem gênios. 

Não é só a mão esquerda que te faz canhoto 

Além da mão, canhotos também demonstram mais habilidades em outras partes do corpo, como, por exemplo, no pé, olho e orelha esquerda.

Por outro lado, a parte dominante do cérebro de canhotos é a direita. Esse fato foi citado em uma pesquisa divulgada na British Psychology Society que afirmou que canhotos que assistiram ao filme O Silêncio dos Inocentes mostraram mais medo que destros. Isso porque o lado direito do cérebro é responsável por produzir a sensação de medo. 

Nem tudo é com a mão esquerda

Apesar do mouse ser um objeto criado para destros, apenas 50% dos canhotos o utilizam com a mão esquerda. Além disso, canhotos conseguem (em alguns casos até preferem) fazer algumas atividades com a mão direita. Prova disso é que 68% usa a mão direita para cortar coisas com a tesoura, por exemplo, e 74% corta alimentos com a faca na mão direita. 

Canhotos são mais ricos

Estudos afirmam que canhotos são, em média, 15% mais ricos que os destros. Se a comparação for feita com homens que foram para a faculdade, a porcentagem sobe para 26%. 

Melhores em matemática

Está aí outro fato já provado cientificamente. De acordo com aluns estudos, canhotos possuem melhor noção espacial e se dão melhor em matérias como matemática. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Novidade aos canhotos: brasileiro cria uma loja virtual com objetos para quem usa a mão esquerda