Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"

Quando você pensa em Natal, você pensa em quê? Amor, família, união, perdão, renovação, ceia, presentes e comemoração, certo? Provavelmente algumas ou todas essas coisas lhe vêm à cabeça quando o assunto é esse. 

Porém, essa época que, para muitos, traz muitas boas lembranças, pode significar também um período de muita pressão, desgaste, cansaço e até mesmo depressão. Essa é a realidade de muitas pessoas que trabalham em shopping e precisam se submeter a mil e uma exigências durante a data festiva para manter seu emprego por mais alguns meses.

Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"Dragon Images / Shutterstock.com

Um exemplo de quem convive com essas dificuldades no mês tão esperado por tantas pessoas é Kayla Heloísa. Exausta, a jovem compartilhou no Facebook uma foto na qual aparece chorando, feita no ano anterior, mas também em dezembro, para fazer um desabafo sobre o que ela passa durante esse tempo. 

"Trabalhar em shopping é f*%@. A gente tem que limpar, vender, argumentar e convencer.
Se produtos somem, a gente paga. Às vezes, a gente fica 6/8/10/12 horas de pé, engole a comida sem mastigar pra voltar logo pra loja porque temos uma meta absurda pra bater. É crise, ninguém quer gastar... o patrão nao entende. Sem meta batida, sem comissão no fim do mês"
, afirmou. De acordo com ela, tudo isso precisa ser feito com uma aparência impecável, tendo que aguentar às vezes assédio de cliente sem reclamar.

"Aquele desconto que a gente dá na sua compra, é o pouco que falta pra gente bater a nossa meta no fim do mês. A gente abre mão de folga pra atingir a meta. Ter folga no domingo é luxo! Hora extra? Aqui a gente não recebe um centavo por isso", revelou.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Ela pensou que seu esposo era um agente infiltrado, mas acabou descobrindo que ele tinha outra mulher e 13 filhos!

Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"FotoAndalucia / Shutterstock.com

Por fim, ela faz um apelo para que os consumidores respeitem os vendedores. "Por trás desse clima agradável de compras, promoções, papai noel e consumismo, existem milhares de trabalhadores explorados e depressivos".

No ínicio da publicação, Kayla explicou que o texto não é dela, mas se identificou e quis compartilhá-lo. Assim como a jovem, muita gente se identificou com a postagem, tanto é que já foram feitos mais de 90 mil compartilhamentos.

Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"Feliz Natal? Desabafo de vendedora sobre período natalino viraliza na web: “Trabalhar em shopping é f*%@"nd3000 / Shutterstock.com

Já que o Natal também é tempo de empatia, que tal aproveitarmos a data para nos colocarmos no lugar desses profissionais na próxima vez em que formos fazer compras? Não só em dezembro, mas sempre. Boas práticas é algo digno de ser cultivado em todo tempo. Um simples "bom dia" e "obrigado" já faz a diferença. 

E se você é um empregador, garanta a seus funcionários condições de trabalho respeitáveis, porque além de ser um direito de todos, certamente servirá como incentivo para que eles trabalhem bem e, no fim, todos saem ganhando. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Homem ganha 757 milhões de reais mas riqueza arruína sua vida. Agora, ele teve que se mudar para Austrália