Greve e solidariedade! Caminhoneiros se unem para doação de sangue no país: "Temos que fazer a nossa parte na questão social. Nós vamos ajudar”

Notícias

May 29, 2018 15:59 By Fabiosa

O Brasil inteiro está vivenciando os impactos da greve dos caminhoneiros, iniciada na segunda-feira (21). Além do desabastecimento nos postos de gasolina e consequentemente, nos carros, os reflexos desse movimento ainda não são mensuráveis.

Falta de produtos, de medicamentos, de profissionais são alguns dos resultados. Vidas estão em jogo no caso de pessoas que necessitam de atendimentos de emergência e de recebimento de sangue.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Na Inglaterra, um ônibus viraria sucata, mas se transformou em um abrigo para moradores de rua

Os caminhoneiros da região sul, ao mesmo tempo em que geram a greve, também estão movimentando a rede de solidariedade.

Percebendo a falta de sangue nos hemocentros que caiu em 75% no número de doadores, muitos decidiram comparecer a Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, neste sábado (26) para realizar a doação.

O motorista Jefferson Casagrande, um dos caminhoneiros doadores, deixou sua mensagem: “No meio disso tudo, temos que fazer a nossa parte na questão social. Nós vamos ajudar”.

Em um dia normal, o local recebe em média 80 doadores, agora todos dependem da consciência e da solidariedade para evitar a falta também de sangue para pessoas que dependem disso para viver.

A hematologista Angela Pinto fez um apelo à população, explicando que os estoques estão abaixo do normal. “É importante que as pessoas se mobilizem porque o hospital precisa muito das doações, ainda mais nesse momento”, afirmou.

Em Ijuí, noroeste do Rio Grande do Sul, 40 caminhoneiros se reuniram para realizar a doação de sangue ao Hospital de Caridade de Ijuí, no domingo (27).

No Guarujá, litoral de São Paulo, os caminhoneiros também aderiram a essa ação de solidariedade e foram fazer doação no Hospital Santo Amaro. Outro local que recebeu a doação de caminhoneiros foi em Poços de Caldas. 

Nas redes sociais, principalmente no Twitter, o movimento incentivando a doação é grande. Muitos internautas defendem os caminhoneiros e criticam a mídia de colocar a culpa nos grevistas por um problema na saúde que já se arrasta por anos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 6 fatos importantes sobre a doação de sangue