Perda inestimável: celebridades lamentam incêndio em museu

NOTÍCIAS

Perda inestimável: celebridades lamentam incêndio em museu do Rio de Janeiro

Date September 3, 2018 22:10

Na noite do último domingo, 02 de setembro, um incêndio de grandes proporções destruiu o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

A perda de um acervo de aproximadamente 20 milhões de itens e 200 anos de história é inestimável. 

 

As terríveis cenas chocaram a população e famosos, que além de lamentarem o incêndio em si, apontaram o descaso das autoridades com a cultura e a memória do país.

"Com as verbas para a cultura cada vez menores, estão fazendo com que a gente perca o nosso patrimônio!", pontuou o dramaturgo Walcyr Carrasco em seu Instagram.

 

Luciano Huck foi ainda mais incisivo em sua publicação na rede social. "Perda inestimável de um enorme acervo do patrimônio histórico brasileiro. Resultado de uma política cultural equivocada que não valoriza nossos museus como deveria", escreveu ele.

 

Glória Pires também expressou sua tristeza em uma postagem em seu Instagram. "Estou sem palavras para demonstrar o sentimento que representa essa perda", disse ela na legenda de um vídeo que mostra o incêndio.

 

Outras atrizes como Nanda Costa e Débora Falabella também lamentaram o ocorrido e demonstraram sua indignação. 

 

"Perdemos. Infinita tristeza", disse Nanda Costa. "Museu Nacional em chamas. Quanto descaso! Que tristeza. Como nosso país está largado. Como o Rio está largado. Uma perda inestimável para a cultura e história do nosso país", completou Débora.

 

Vale lembrar que o Museu Nacional era o mais antigo de nosso país e, ainda que as causas do incêndio não tenham sido divulgadas, tudo indica que a falta de investimentos e manutenção do local tenham sido os principais fatores que contribuíram para a tragédia.

 

Além disso, esse não é o primeiro episódio em que o descaso das autoridades causa a perda de patrimônios históricos do país. O Museu da Língua Portuguesa, o Memorial da América Latina e o Museu de Arte Moderna do Rio são apenas alguns dos tristes exemplos de tragédias bem parecidas com a do Museu Nacional.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 incêndios que marcaram a história de SP