História de assassinato descrita pelo Twitter comove intern

NOTÍCIAS

História de assassinato descrita pelo Twitter comove internautas até seu autor contar que tudo não passava de ficção

Date June 8, 2018 16:32

Uma trama de um suposto assassinato contada pelo Twitter comoveu pessoas do mundo inteiro até seu autor ser desmascarado e todos ficarem sabendo que se tratava de uma "fake news".

O designer gráfico madrilenho e criador da notícia, Modesto García, contou que tudo não passava de uma competição organizada pelo Twitter Espanha, em que os usuários deveriam contar uma história por meio de uma sequência de tuítes.

 

O assassinato teria acontecido em Barcelona por conta de um triângulo amoroso entre amigos, mas teria sido considerado um caso de suicídio pela polícia.

Modesto caprichou ao contar a história criando perfis falsos, conversas de WhatsApp e até uma fotomontagem com os amigos envolvidos na trama.

Ele diz que tinha poucos seguidores na rede e não esperava que sua história viralizasse dessa maneira. Ele conta que tinha apenas 200 seguidores e em dois dias, tempo que a "farsa" durou, já tinha mais de 30 mil.

 

"As pessoas me escreveram do Brasil, do Equador, do México, da República Dominicana, do Peru", contou ele em entrevista à BBC.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Notícia falsa de Pabllo Vittar na nota de R$ 50 repercute na internet e fãs fazem brincadeira

O primeiro tuíte mostrava uma foto, montada por Modesto, que teria sido feita horas antes do crime. 

Na publicação, o designer gráfico diz que a imagem seria uma montagem feita pelo assassino para criar um álibi, já que a hora da foto seria posterior à morte de Jorge, a vítima, que também tinha uma tatuagem que não saiu invertida, o que seria impossível porque a imagem foi feita diante do espelho.

Muitos usuários da rede seguiram a série de mais de 100 mensagens de Modesto e até a polícia lhe respondeu. 

"As suas pesquisas confirmam o relato de nossos investigadores... (Os responsáveis) passarão um tempo em cana. Não se esqueçam, se vocês são vítimas de #sextorsão, a polícia vai ajudá-los. Não cedam à chantagem", escreveu a polícia local em um dos tuítes de Mr Brightside, nome utilizado por Modesto na rede.

Muita gente acreditou na farsa criada pelo madrilenho, no entanto, os mais atentos logo perceberam se tratar da tal competição devido à hashtag #FeriadelHilo, ou "feira de sequências de tuítes", nome do concurso no Twitter, em tradução livre, que acompanhava os tuítes.

 

A competição irá pagar ao ganhador 500 euros em dinheiro, aproximadamente R$ 2.200, e um smartphone. 

Parece que Modesto certamente será o provável vencedor, você não acha?

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Mais uma vítima de “fake news”: vídeo falso de briga é atribuído a Antônio Fagundes. Veja outros famosos que também foram alvo de boatos mentirosos