10 alimentos poderosos que nunca podem faltar na sua geladeira

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

10 alimentos poderosos que nunca podem faltar na sua geladeira

Date April 18, 2018 21:02

O que não falta por aí são mais e mais informações que nos levem a ter uma vida mais saudável, com hábitos que prestigiem o nosso bem estar.

É importante investir em uma mudança de comportamento e ela pode implicar em preencher a despensa e a geladeira com alimentos muito melhores para o consumo.

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Existe sim, uma lista de "superalimentos", que não podem faltar de jeito nenhum se você quer melhorar 100% a sua vida. Quer que o gráfico da sua saúde faça uma curva ascendente? Então é superimportante ter as "superfoods" ao seu dispor.

Por quê? É simples: elas são riquíssimas em substâncias indispensáveis ao nosso corpo, por serem turbinadas de forma completamente natural, promovendo auxílio ao processo anti-inflamatório, além de capacitar nosso organismo para o que der e vier.

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Então, vamos tornar tudo mais simples enumerando aquilo que não pode faltar na sua cozinha de jeito nenhum? A coletânea de alimentos abaixo poderia enumerar mais de 100 itens, mas vamos focar nos facilmente encontrados por qualquer pessoa.

Primeiro de tudo: priorize os orgânicos e totalmente livres de agrotóxicos.

Todos os produtos que são considerados "defensivos agrícolas" são inflamatórios ou pelos menos pró-inflamatórios e são os que alteram o organismo, pois disparam no nosso corpo substâncias que simulam hormônios que podem aumentar consideravelmente as chances de desenvolvimento de câncer e até mesmo infertilidade.

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São os famosos "disruptores endócrinos" e é bom ficar longe deles.

Hora de conhecer a lista! Vamos lá?

1. Maçã

Vamos começar com o basicão do basicão: é importantíssimo ter maçãs à mão (ou à boca). É uma das frutas mais benéficas ao corpo, pois contém um teor de fibras altíssimo e ajuda a deixar o intestino bem tranquilinho e regulado. Além disso, a maçã possui um antioxidante chamado quercetina, que é apontado pelos especialistas como fortalecedor do sistema imunológico.

2. Couve

Folhas verdes escuras? Vai atrás da couve com certeza! Ela é da família das crucíferas e é perfeita para que nosso fígado trabalhe melhor no processo detox (ou de desintoxicação). A couve traz um nutriente perfeito para as mulheres que pretendem engravidar, chamado folato.

3. Abacate

Vamos em outra fruta que possui um nutriente especial para os homens. As pessoas deixam o abacate de lado por ser considerado um fruto com alto teor de gordura, mas na verdade essa abdicação não faz o menor sentido quando comparamos a excelente qualidade no teor de fibras do abacate que impacta diretamente na saciedade.

Além disso, o beta-sistosterol  é um excelente e poderoso nutriente que promove o equilíbrio e equalização do cortisol (hormônio do estresse), isso auxilia na prevenção do câncer de próstata.

4. Cúrcuma

Agora um tempero que é altamente nutritivo. A cúrcuma é comumente chamada de açafrão e tem um poder de nutrição tão alto que parece brincadeira ou invenção. É tão potente que pode servir ao organismo como infantaria na prevenção doenças. A curcumina tem uma ação anti-inflamatória intensa o suficiente que promove, inclusive, ação nas células de gordura, podendo fazer o processo de emagrecimento ser mais viável.

Além disso, é mais um desintoxicante natural do fígado. Quer mais? É um preventivo ativo contra o melanoma, é também ser antisséptico natural e antibacteriano também e não é raro que a cúrcuma seja utilizada para desinfetar cortes e queimaduras.

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5. Limão

Vamos de atores poderosos e fonte de vitaminas, minerais e muito mais? Vamos! Já deve ter lido que o Limão é um dos detox mais milagrosos que existem, né? Você vai entender o porquê:

É fonte de vitamina C (isso é o básico), que dá aquela força ao sistema imunológico. Mas, mais ainda: é rica em cálcio, iodo, cobre, ferro e magnésio, possui uma enorme quantidade de fibras, deixa o sangue mais alcalino e equilibra o funcionamento do organismo!

Seja como sobremesa, suco e até mesmo para temperar a comida, o limão é o coringa indispensável para quem quer vida saudável.

6. Batata Yacon

Folhas, frutas e temperos... Vamos incluir raízes nessa lista, não é mesmo? Introduzindo uma rais que é rica em inulina, uma substância reguladora perfeita da glicose no sangue (ajudando a diminuir os níveis glicêmicos), trazemos a batata yacon.

Ela é fonte prebiótica riquíssima e é responsável tanto pela diminuição do colesterol quando pela facilidade do trânsito e movimento intestinal.

7. Batata-doce (Roxa)

Já se perguntou porque ela é roxa? Excesso de coisa boa para seu corpo é a resposta! A antocianina, muito presente nessa raiz, é também um antioxidante dos mais potente existentes, e ela faz nada mais nada menos que dar uma força ao nosso organismo a evitar agregação de plaquetas, prevenindo contra o câncer e infecções urinárias. Quase nada, não é?

8. Azeite de oliva

Vamos ao item coqueluche de todas as listas saudáveis, porque ele realmente não pode faltas na sua cozinha se você pretende ser uma pessoa saudável.

Não é qualquer azeite, tem que ser o extravirgem, e deve ser a primeira prensa, feita a frio com a menor acidez possível (nesse caso, menor que 6%). É chamado pelos especialistas como um "santo remédio"! por ser um poço de antioxidantes, além de prevenir todo tipo de doenças cancerígenas e degenerativas.

O azeite de oliva é um bálsamo no controle do colesterol e ainda contribui positivamente em campos que nem imaginamos, como na absorção de vitaminas, por exemplo.

9. Alho

Vamos voltar aos temperos, porque o alho é um dos mais presentes e por isso pode parecer menos importante, mas não é. Vamos falar de complexos vitamínicos? Sim, porque só nesse campo o alho detona em 4 frentes: é riquíssimo em vitaminas do complexo B, A, C e E.

Além de minerais como iodo, ferro e cromo. Mais ainda, é praticamente antitudo que nos faz mal: é anticoagulante, antimicrobiano, antiviral, antifúngico e antiespasmódico. Tem em sua composição minerais como ferro, iodo e cromo e compostos ativos como alicina.

O temperinho do nosso dia a dia é expectorante, imunoestimulante, vasodilatador, broncodilatador e ainda tem ação diurética. Além disso tudo, a comida fica deliciosa.

10. Quinoa

Aqui vamos ao item mais "diferentão" da lista, mas ele faz parte, com certeza, dos superalimentos. A quinoa é uma fonte rica em nutrientes que mexem como nosso corpo como um todo! É fonte de proteínas, atua na prevenção de doenças cardiovasculares; é uma ótima preventiva contra infartos e AVC.

Mais ainda, é riquíssima em ômega 3, um ácido-graxo que mantém a saúde do cérebro e do coração intactas. Se quer um tonificante natural para os músculos, a quinoa é também a solução.

Perfeito, não é mesmo? Com essa lista básica, já é possível manter uma saúde regular e ainda apostar no emagrecimento.

Impressionante! Vida saudável na palma de nossas mãos!

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