Chega de sufoco! Estas são as 3 formas mais eficientes para qualquer pessoa guardar dinheiro mesmo ganhando pouco

Celebridades

April 12, 2018 17:43 By Fabiosa

Se você está precisando de juntar mais dinheiro todo mês, adivinha só? Você não está só nesse mundo de dificuldades e talvez seja hora de reconsiderar suas estratégias de jogo. E para auxiliar a mudar essa realidade, traremos aqui alguns truques para te ajudar a economizar dinheiro.

Africa Studio / Shutterstock.com

Se está constantemente sem dinheiro, não tem um extra na conta, ou está de olho em um upgrade no seu estilo de vida, encontrar maneiras de economizar uma graninha sistematicamente a cada mês pode te dar aquela força para a alcançar seus objetivos.

Thiago Nigro também especialista em finanças e investimentos, além de ser empreendedor e coaching nas horas vagas, mantém o canal/blog "Primo Rico" e também fala sobre truques de economia doméstica:

Vamos começar?

1. Trabalhe ao seu favor, nunca contra você

Economizar mais dinheiro não precisa ter que cortar o seu cafezinho diário, nem mesmo te fazer sentir culpa por ter comprado um chocolate de forma espontânea. Antes de começar a reduzir as despesas, comece com essas três etapas:

- Reconheça que economizar não é apenas "ter força de vontade" como muitos dizem. Se você tentou economizar dinheiro no passado e não conseguiu, não espere que vai funcionar agora só em simplesmente dedicar mais força de vontade para poupar; não vai funcionar. Para quem quer realmente economizar dinheiro, é necessário seguir técnicas de para poupar mais.

- Seja realista. Ao planejar como economizar ou quanto dinheiro economizar, seja realista. Por exemplo, se você comer na maioria das noites ou comprar um café da manhã diário, não planeje comer ovo todos os dias para economizar, pois é provável que você não se atenha a esse novo hábito radical. Fazer mudanças graduais ao longo do tempo em na sua rotina aumentará a probabilidade de você conseguir economizar.

Singkham / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Economia: Viaje tranquilo no fim do ano

- Automatize suas economias. Automatizar suas finanças é o melhor passo que você pode dar para economizar dinheiro com facilidade. Uma das formas de fazer isso de maneira automática pedindo ao seu banco para mover automaticamente uma pequena quantia para sua conta poupança, todos os meses.

Nathalia Arcuri, autodeclarada poupadora, é jornalista e especialista em finanças pessoais por vocação e também dá dicas de como fazer sobrar dinheiro no final do mês em seu canal no Youtube, o "Me Poupe":

Qualquer que seja sua escolha, a ideia é que você tenha dinheiro que deseja poupar mensalmente e automaticamente canalizado para um local separado do resto do seu dinheiro. A automatização das suas poupanças torna mais fácil aumentar a sua renda e é mais difícil gastar o dinheiro que você guardou.

2. Concentre-se em grandes vitórias primeiro

Se você está tentando economizar dinheiro cortando custos, concentrar sua atenção onde você pode economizar mais dinheiro com o mínimo de esforço é um ótimo lugar para começar.

Por exemplo:

- Negocie o seguro do seu carro. Se você possui um carro, é melhor negociar seu seguro de carro do que tentar reduzir as despesas pequenas, como seu café diário. Pense nisso assim: tentar decidir se deve ou não comprar café todos os dias é uma decisão diária de no máximo R$ 5, enquanto a negociação para um seguro de carro menor leva um dia e você pode economizar centenas de reais a cada ano.

Jirsak / Shutterstock.com

- Reduza o custo do seu plano de celular. Com um único telefonema (ou às vezes dois), você pode renegociar o seu plano na operadora de celular para economizar mais a cada mês.

3. Gradualmente mude seu estilo de vida

Depois de ter automatizado suas economias e reduzido alguns gastos mensais, considere fazer algumas alterações no estilo de vida para economizar mais dinheiro a cada mês.

- Planeje suas refeições semanais e despesas em listas. Se você é do tipo que come fora com frequência e se encontrar vagando entre um restaurante e outro sem rumo, tente procurar algumas receitas e criar uma lista de compras. Você não só economizará dinheiro fazendo refeições preparadas em casa, mas também não comprando produtos caros impulsivamente.

via GIPHY

- Crie "o dia do não gastar" pelo menos uma vez por semana. Ao praticar pelo menos um dia sem gastar semanalmente você pode economizar dinheiro, o poder real está na capacidade de conscientizar você sobre seus gastos. Por exemplo, se você sabe que o dia sem gastar é amanhã, terá que pensar antes em todas as coisas que poderá comprar amanhã - como o almoço - para poder cuidar das obrigações hoje. Quando conseguir intercalar um dia sem gastar por um dia normal, a economia será gigantesca.

Essa usuária do Twitter, por exemplo, pediu ao banco que imprimisse em seu cartão de débito e crédito o rosto de Julius, interpretado por Terry Crews na série "Todo Mundo Odeia o Chris", para que a ajudasse a não gastar. Se você não lembra, o pai do Chris é um mão de vaca compulsivo.

- Consiga um freela. Parece impossível em um primeiro momento, mas conseguir um bico em um tempo livre, como um dia num fim de semana, é uma ótima maneira não apenas de economizar, mas também de produzir um pouco mais de grana.

"Mas, o que eu faria?", você deve se perguntar e a resposta é: muitas coisas. Pode ser "dog walker", babysitter, trabalhar como garçom/garçonete, segurança, revisor/revisora, etc. As opções são as mais diversas em conseguir uma graninha extra.

Se não consegue um bico, aprenda a economizar fazendo pequenas organizações em casa. A facilitadora doméstica Lucy Mizael publica em sua conta pessoal no Instagram dicas para evitar desperdícios e poupar o máximo possível com pequenas ideias criativas como essa:

- Pare de se culpar. Se você está se punindo, é hora de parar de sentir culpa por dinheiro: gastar, poupar, ter, não ter. Se você estiver se sentindo mal, adquira o hábito de gerenciar suas finanças, mesmo que de forma básica. Saber sobre o seu dinheiro deve te ajudar a se sentir confiante e livre de culpa.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 setores da economia com profissionais mais felizes no país