Saiba como prevenir acidentes com os idosos em casa fazendo

CELEBRIDADES

Saiba como prevenir acidentes com os idosos em casa fazendo pequenas mudanças

Date April 21, 2018 01:45

Todo mundo sabe que para os idosos, os cuidados devem ser redobrados. Com diversos sentidos afetados pela idade, é preciso estar sempre alerta para os perigos que podem aparecer em qualquer lugar. Com a idade e o enfraquecimento dos ossos, qualquer queda pode se tornar um grande problema para a saúde dos idosos. Mas existem algumas medidas simples que podem ser adotadas para evitar as quedas e suas consequências.

CroMary / Shutterstock.com

A fratura mais comum em acidentes de quedas de pessoas com mais de 65 anos é aquela no colo do fêmur. Mas existem algumas teses que apontam para uma situação diferente. Acredita-se que a fratura não é provocada pela queda, mas o contrário, a fraqueza dos ossos e músculos é que gera a queda do idoso.

Uma boa forma de lidar com o problema, é manter os exames em dia e praticar exercícios físicos. As atividades físicas vão ajudar a manter a força na musculatura, fazendo com que o corpo tenha mais força para se manter em pé. Outra coisa que ajuda muito, é uma dieta que acabe com o sobrepeso do idoso. O peso sobre ossos e articulações é um dos motivos das quedas na terceira idade.

Outra forma simples e extremamente eficaz de evitar as quedas, é a adaptação dos ambientes para os idosos. Assim como evitamos todo e qualquer tipo de objeto pontudo ou perigoso quando temos um bebê em casa, também devemos fazer uma série de modificações para os idosos.

Liderina / Shutterstock.com

Caminho Livre

Evite as quedas do vovô “limpando” todo o espaço de passagem ao longo dos cômodos da casa que ele utiliza. Não deixe mesinhas, plantas, tapetes, ou fios elétricos no caminho. Esta é uma medida simples que pode diminuir bastante os riscos de queda.

Photographee.eu / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A atividade física pode ajudar a prevenir a fragilidade nos idosos

Ao alcance das mãos

Essa dica vale para todo mundo, mas é especialmente necessária quando o assunto é a terceira idade. Nunca deixe os objetos em posições difíceis de alcançar. Na tentativa de pegar uma roupa no armário ou um prato na cozinha, o idoso pode sofrer uma queda, por ter que se esticar ou se apoiar em uma única perna.

Piso solto

Muito cuidado com aquele piso irregular. Seja cerâmica ou madeira, é importante resolver qualquer problema de irregularidade no piso. Até os mínimos detalhes, que podem não parecer um grande risco para pessoas jovens, representam um sério risco de queda para os idosos.

Banho

O banheiro não é um risco somente para os idosos. A mistura de piso escorregadio e água é um prato cheio para as quedas. Por isso, o ideal é que o idoso tenha uma cadeira especial para se banhar. Caso não seja possível, alguns tapetes antiderrapantes no piso e barras de segurança nas paredes, podem fazer muita diferença na hora do banho.

Toa55 / Shutterstock.com

Iluminação

Com a idade, certamente a visão não será mais como antes. Para melhorar a locomoção dentro da casa e evitar qualquer acidente, mantenha as luzes ligadas, principalmente em lugares mais perigosos. Uma boa visão do ambiente pode garantir que as quedas não aconteçam.

Robert Kneschke / Shutterstock.com

No final das contas, precisamos nos cuidar bem para que a os ossos e músculos estejam firmes e fortes ao longo da terceira idade. Também é preciso que os mais novos tenham cuidados especiais com os idosos. Afinal, todos nós passaremos por isso um dia.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Para voltar a sorrir! Ação Social reúne mais de mil dentistas para cuidar da saúde bucal de idosos em abrigos em todo o Brasil


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.