5 dicas para envelhecer bem e ser uma idosa ativa

Inspiração

Se você acha que a terceira idade representa o fim da vida social, ficar em casa assistindo televisão, deitado e precisando da ajuda dos filhos e netos para tudo, está enganado. A medicina não para de trabalhar e cada ano que passa novas descobertas são feitas para proporcionar novas formas saudáveis de envelhecimento.

Mas nós não podemos ficar só esperando que uma pílula mágica vai surgir no mercado para termos uma velhice ativa e proveitosa.

Ruslan Guzov / Shutterstock.com

Quem nunca afirmou sentir medo de envelhecer? E as pesquisas indicam que esse sentimento está entre os brasileiros. Os principais motivos para o medo da velhice são os problemas relacionados à saúde física e também financeira.

Existem muitas dicas para que o processo de envelhecimento seja mais saudável. Confira agora algumas dicas para encarar esse processo inevitável da vida de cabeça (e coluna) erguida.

Aceitação

A velhice é inevitável, por isso é importante se preparar mentalmente para as mudanças que virão. Entenda que o seu corpo não será mais o mesmo, mas isso não é algo negativo. É preciso entender e trabalhar a aceitação de nosso corpo. Isso trará uma segurança maior para lidar com as mudanças da velhice.

HannaMonika / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Esta ilha grega pode manter a chave para a longevidade

Alguém por Perto

A solidão na terceira idade também é uma grande preocupação dos brasileiros. Pesquisa feita nos Estados Unidos, mostra uma diferença clara no comportamento familiar. Ao contrário de nós, os americanos são acostumados a deixar a casa dos pais cedo, o que faz com que eles tenham menos medo da solidão e aprendam a lidar com isso mais facilmente. Mas no nosso caso, não é assim. Por isso, é sempre bom manter contato com amigos e família para evitar esse tipo de situação.

Trabalho

Estamos acostumados a trabalhar longos períodos da vida. Você provavelmente já ouviu uma história de alguém que ficou deprimido logo após se aposentar. O problema é mais comum do que se imagina. Por isso é importante se manter ativo. Não precisa ser necessariamente uma atividade de 8 horas diárias, como um emprego regular. Um pequeno negócio que permita trabalhar com algo prazeroso, mesmo que não dê grandes lucros, pode ser a saída para evitar a solidão.

gettyimages

Atividade Física

O corpo é uma máquina que não pode ficar parada. Assim como motores de carros, é preciso manter um funcionamento constante. Por isso os exercícios físicos são recomendados para todas as idades. Procure um médico que indique os melhores exercícios e qual a intensidade ideal para realiza-los. Um exemplo é uma boa caminhada acompanhada de um bate-papo. Chame um amigo para andar pelo parque. Você aproveita a paisagem, estreita os laços de amizade e ainda melhora a saúde, tudo ao mesmo tempo.

Happy on the water.

Uma publicação compartilhada por Sharon Stone (@sharonstone) em

Prevenção

Prevenir é melhor que remediar”. Isso vale para a velhice também. É muito melhor ir ao médico periodicamente, que descobrir uma doença em estágio avançado, por falta de diagnóstico. É preciso manter os exames de saúde em dia. A dica vale para todas as idades, mas é muito mais importante para quando a velhice vai chegando.

gettyimages

As pessoas são muito diferentes em suas características. Aquilo que serve para um, nem sempre serve para o outro. No fim das contas, é preciso encontrar uma maneira de viver com as coisas e pessoas que gostamos. Esta parece ser a receita infalível para uma velhice saudável e produtiva.

Fonte: Boa VontadePortal do EnvelhecimentoIstoéM de Mulher

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 atividades para conservar a lucidez até o envelhecer


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.

Recomendamos