Cura pela natureza: saiba tudo sobre a Naturopatia

Inspiração

Vivemos em um momento da sociedade em que as pessoas estão absorvendo cada vez mais conhecimento sobre tudo o que as cerca.

TTL media / Shutterstock.com

Isso é muito importante porque quanto mais informação, maior é o questionamento sobre hábitos e comportamentos. Dessa forma, essa mesma sociedade pode assim optar por escolhas de vida mais saudáveis. Entre elas está a busca por uma vida mais natural e isso inclui não apenas um ou outro hábito, mas todo um estilo de vida, alimentação, consumo e tratamentos de saúde.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Bioenergética: a terapia aprendida com os esquimós contribui para eliminar bloqueios emocionais e físicos

Uma vertente de tratamento que vem ganhando cada vez mais adeptos é a Naturopatia. Trata-se de uma filosofia e uma terapia integrada que promove e trata a saúde por meio de recursos e processos 100% naturais.

gettyimages

Esse tipo de terapia tem como pioneiro um padre alemão chamado Sebastian Kneipp, que criou um centro de cura pela água, hoje chamada de hidroterapia. Ele tratou outro terapeuta alemão chamado Benedict Lust, que após perceber os benefícios dos tratamentos, acabou difundindo a Naturopatia no mundo.

Nesta técnica, o homem é visto sobre uma perspectiva completa (holística) e com a capacidade de autocura.

Quem pode procurar o tratamento pela Naturopatia e quais são as aplicações?

Por ser considerada uma terapia multidisciplinar, a Naturopatia pode ser utilizada por homens e mulheres de qualquer faixa etária e para as mais diversas aplicações, entre elas estão qualquer tipo de desequilíbrio.

A Naturopatia vem mostrando resultados positivos para tratamento de anemia, diabetes, artrite, artrose, osteoporose, alergias em geral, rinite, bronquite, sinusite, enxaquecas, menopausa, má circulação, problemas gástricos e intestinais, doenças ginecológicas, cistite, candidíase.

karelnoppe / Shutterstock.com

Além dos sintomas físicos, a Naturopatia vem recebendo inúmeros pacientes para tratar de problemas psicológicos e emocionais, como ansiedade, depressão e estresse.

Como funciona o tratamento:

Todo o tratamento é baseado em um olhar completo do paciente e não apenas baseando-se nos sintomas e na queixa que levam a pessoa a buscar esse tipo de terapia. O naturopata observa o histórico de vida do paciente, queixas anteriores, meio ambiente em que ele vive, hábitos, vida social, alimentação, sono, etc.

A partir deste levantamento, o profissional elabora um plano de tratamento com o objetivo principal de estimular as defesas naturais de forma que o organismo responda com o equilíbrio e volte a funcionar em sua plenitude.

Principais técnicas utilizadas na naturopatia:

O plano de tratamento da Naturopatia inclui diferentes técnicas – orientais e ocidentais – escolhidas de acordo com o perfil e necessidade de cada caso. Entre elas estão:

      • Acupuntura: aplicada por meio de agulhas ou sementes na região da orelha;
      • Aromaterapia: realizada por meio de aromas escolhidos de acordo com os sintomas;
      • Arteterapia: utilização de diferentes tipos de arte para fins terapêuticos;

    • Biofeedback: ferramenta que ensina o paciente a autorregular as funções do corpo;
    • Cromoterapia: aplicação das cores;
    • Dietas de desintoxicação / jejum / orgânica / vegetariana / suplementos alimentares: elaboradas de acordo com o perfil de cada paciente;

Uma publicação compartilhada por ЖИЗНЬ В ИТАЛИИ ПЬЕМОНТ (@aromaitalia_) em 2 de Jun, 2016 às 10:23 PDT

    • Oligoterapia: busca equilibrar o corpo por meio de minerais e vitaminas;
    • Homeopatia / Fitoterapia: uso de homeopatia e de medicamentos a base de plantas;
    • Iridologia: leitura da íris.

Existem muitas outras modalidades e técnicas utilizadas em outros campos de atuação e aplicadas no tratamento da Naturopatia. As técnicas podem variar desde que sigam um conceito de natural e se baseie na trilogia Força Vital, Tratamento do Sintoma da Doença e Tratamento Holístico e Natural.

Aqueles que buscam um estilo de vida em sintonia com a natureza ou mesmo aqueles que já passam por tratamentos convencionais podem se beneficiar da Naturopatia.

Fonte: Dicas de Mulher, Bem Tratar

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Primavera: terapia com essências florais ajuda no equilíbrio emocional, psíquico e físico


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.

Recomendamos