Cirurgia bariátrica: quando fazer, curiosidades e famosos que já entraram na faca
16 de abril de 2018
Muitas pessoas acham que a cirurgia bariátrica é o método mágico para quem quer perder uns quilinhos sem esforço. Mas se engana quem pensa que esse é o método mais fácil e que qualquer um pode optar por ele. A cirurgia é um procedimento que deve ser encarado como opção apenas se outros métodos não fizerem efeito.
Primeiramente, é preciso saber o que é a cirurgia bariátrica. Também conhecida como redução de estômago, o método é usado quando a obesidade chega no seu nível crítico e as atividades físicas já não surtem efeito. Assim, a bariátrica funciona como última opção em casos críticos, quando há necessidade de intervenção clínica.
O procedimento se divide em duas abordagens: a aberta, quando há a incisão no abdômen, e a videolaporoscópica, por meio de uma câmera no abdômen para auxiliar a cirurgia por video. O segundo método tem um pós-operátorio menos complicado e com rápida recuperação. Também existem três tipos de bariátrica: restritiva (redução de estômago), disabsortivas e mistas (redução e desvio).