Mitos e verdades sobre rostos assimétricos; conheça as causas que agravam as diferenças e os tratamentos

Inspiração

April 13, 2018 14:54 By Fabiosa

Se você acha que seu rosto é perfeitamente simétrico, saiba que não existe a menor possibilidade desse tipo de coisa acontecer naturalmente. Alguns menos, outros mais, mas todos temos alguma diferença entre os lados da face. No entanto, existe uma tendência de beleza que está ganhando força e que visa um rosto simétrico.

Quinn Martin / Shutterstock.com

Apesar da tendência ser um rosto extremamente "encaixadinho", a assimetria facial é mais comum do que se pensa e, inclusive, quando exagerada é considerada um tipo de doença chamada microssomia hemifacial. Nesse caso a pessoa pode ter sintomas graves como surdez, desenvolvimento anormal do maxilar e orelhas, entre outros sintomas. A causa da doença ainda é desconhecida, mas existe a suspeita de que o fator genético seja o mais importante.

Existem alguns estudos que apontam uma espécie de “fórmula do rosto perfeito”. Nos estudos, foi descoberto que a atração de uma pessoa pela beleza de outra pode levar em conta várias formas geométricas e a proporção com que são distribuídas pelo rosto.

#keiraknightley

Uma publicação compartilhada por Keira Knightley (@knightley_keira) em

Uma pesquisa avaliou os rostos de celebridades para tentar descobrir qual tinha o rosto mais próximo do ideal segundo os cálculos de proporção. A lista incluiu famosas, como Keira Knightley, Beyonce, Scarlett Johanssone Natalie Portman e Angelina Jolie. O Ranking levou em consideração os dados de um programa de computador, responsável por analisar a simetria dos rostos de todas as celebridades participantes.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Qualquer pessoa pode ser fitness! Veja 5 exemplos de mulheres que quebraram um padrão de beleza e hoje são referências no que gostam de fazer

Outros estudos apontam que o rosto com total equilíbrio é aquele que possui o comprimento uma vez e meia maior que a largura. O estudo também aponta outra medida que é feita de acordo com a distância entre o início da testa, final do cabelo, até o meio dos olhos, seguindo até um ponto abaixo do nariz e outro ponto no queixo. Segundo o estudo, a distância entre todos os pontos deve ser igual para que o rosto possua medidas de beleza ideais.

Existem também algumas saídas para quem não está satisfeito com o próprio rosto. Vários procedimentos estéticos podem ser realizados para tornar a face simétrica. Um dos tratamentos é feito por meio de implantes, que são colocados para organizar a simetria facial. O procedimento pode ser feito sozinho ou acompanhado de uma cirurgia de contorno facial.

Por outro lado, existem pessoas que estão fazendo questão de mostrar suas “imperfeições”. A modelo e apresentadora Mariana Goldfarb postou no último dia 8, uma foto com a seguinte legenda: “Essa sou eu e toda a minha assimetria. Quem és tu?”. O recado de Mariana parecia ser um desabafo para todos aqueles que tentam impor padrões de beleza inalcançáveis.

Here's wishing you best year ahead ..HAPPY NEW YEAR 2018 !........... #follow#love#newyear#2018#newyork#

Uma publicação compartilhada por Scarlett johansson (@scarlettjohansson_offical) em

Muitas pessoas não conseguem se sentir felizes por não encontrarem toda aquela “perfeição” que outros exibem nas redes sociais. É sempre importante saber que a saúde tem uma grande importância, mas nem sempre as pessoas procuram por ela antes de tentarem alcançar a beleza.

Essa sou eu e toda a minha assimetria. Quem és tu ? @arakur_ushuaia . @venturasviagens . Foto : @raul

Uma publicação compartilhada por Mariana Goldfarb (@marianagoldfarb) em

No final das contas, é importante lembrar que rostos perfeitamente simétricos não existem, e não é a simetria que faz alguém ser bonito. Se o caso de assimetria é grave, existem muitos tratamentos, mas se não é nada que deixe a pessoa realmente incomodada, o ideal é se aceitar como você é, e ser feliz.

Fonte: Vix, O Globo, Salud Consultas, Fatos Desconhecidos

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Simples e infalíveis! Confira 10 dicas valiosas de beleza para você fazer sem sair de casa


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.