Olhar renovado para as coisas: saiba com que frequência lav

INSPIRAÇÃO

Olhar renovado para as coisas: saiba com que frequência lavar o seu pijama

Date October 12, 2017 13:24

Todos nós seguimos certas normas de higiene: escovamos os dentes todas as manhãs, tomamos banho regularmente, trocamos a roupa de cama mas, existem coisas que estão longe de ser unanimidades. Vamos pegar como exemplo o pijama. Com que frequência você lava seu pijama? Quando o assunto é pijama, há dois tipos de pessoas: o primeiro grupo é a favor de lavar diariamente, o outro acha por bem esperar.

VGstockstudio / Shutterstock.com

O segundo grupo se orienta, basicamente, pelo cheiro! Caso esteja cheirando, não dá para usar, logo, está na hora de lavar. Se não tiver cheiro, então tudo bem. É possível entender tanto um grupo, quanto o outro mas, o que é mais recomendado?

Recomendamos para você: ISTO é o que poderia te acontecer se não lavar seus sutiãs com regularidade: alarmante!

O melhor a fazer, nesse caso, é encontrar um meio termo. Em primeiro lugar, precisamos entender o motivo de lavarmos nosso pijama. O suor, produzido durante o sono, faz com que no tecido da roupa fiquem depositadas partes de pele. E, aqueles que têm o costume de tomar banho de manhã, podem deitar para dormir sem se lavar. É claro que isso colabora com o proliferação e propagação de bactérias na roupa de cama.

Voyagerix / Shutterstock.com

Na roupa então é possível encontrar estafilococos, fungos e coliformes. Ou seja, nada de bom! Se falarmos sobre as possíveis consequências da presença de tais bactérias; problemas de pele, gastrointestinais e nos órgãos sexuais.

Claro que isso, por si só, não representa nada de tão perigoso. O risco de contaminação por essas bactérias ocorre caso haja contato do tipo, passagem do coliforme pela genitália. Se pensarmos em um grupo de risco para tais casos, dele fariam parte: pessoas com imunidade baixa, crianças, idosos e doentes. Caso você viva com alguma pessoa desse grupo, é importante levar ainda mais a sério a questão de lavar a roupa de cama.

Gary Perkin / Shutterstock.com

Para famílias de cinco pessoas (ou até mesmo de três) não há necessidade de lavar os lençóis todos os dias, isso, me desculpe, já seria uma paranoia ou escravização da máquina de lavar. Lavar uma vez por semana é mais do que o suficiente. No entanto, é importante que na composição do sabão em pó haja percarbonato de sódio, um agente de branqueamento que extermina as bactérias nocivas. O uso do ferro de passar é igualmente recomendado.

O resto depende de você. Caso você goste de animais, é recomendado lavar a roupa de cama com mais frequência, em alguns casos, até mesmo diariamente!

Veja também: É necessário lavar a roupa nova antes de usá-la pela primeira vez? A resposta te surpreenderá!