Como motivar as crianças da forma correta

Saúde e Estilo de Vida

December 22, 2017 13:56 By Fabiosa

Como motivar as crianças é uma questão fundamental para muitos pais e, muitas vezes, razão de conflitos e brigas. A criança não quer estudar, atender a atividades organizadas pelos pais ou limpar o quarto? Existem alguns pontos que devem ser considerados ao procurar uma solução para este problema.

Monkey Business Images / Shutterstock.com

Outro ponto vital para motivar uma criança é entender as crises relacionadas à idade. No auge de cada uma delas, é importante deixar a criança perceber a necessidade real nesse estágio.

Com 1 ano de idade, a criança deve poder explorar o mundo ao seu redor sob o olhar de seus pais. Ela também deve ter contato emocional.

Com 3 anos de idade, durante uma crise, é extremamente importante apoiar a iniciativa e a independência da criança; passe pelos caprichos junto com ela e recomece tudo o que ela não conseguiu fazer.

Dima Sidelnikov / Shutterstock.com

Com 7 anos de idade, a criança começa a se socializar ativamente e aprender operações mentais mais complicadas. Portanto, dê a oportunidade de escolher a esfera de atividade que ela mais gosta e ensine-a a assumir a responsabilidade por suas próprias decisões.

Olesya Kuznetsova / Shutterstock.com

Adolescência ou crise de "identidade" é um período em que um adolescente forma seu próprio sistema de valores e pontos de vista. Você reforçará sua motivação fornecendo a ele apoio emocional com o mínimo de julgamento.

Também é necessário ressaltar que, para um filho de qualquer idade, elogios e encorajamentos são importantes. Eles contribuem para a manutenção de sua motivação, enquanto criticar e forçar suas próprias ambições sobre ele suprimem suas qualidades e iniciativa voluntárias.

Fonte: psicólogo Anton Ermolaev


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.