9 alimentos que ajudam a limpar as artérias de forma natural

Inspiração

October 19, 2018 15:52 By Fabiosa

A deterioração das condições das artérias é um dos motivos que levam à redução no fornecimento de sangue para os órgãos vitais. A aterosclerose é uma condição patológica em que, nas paredes das artérias, são formadas as chamadas placas ateroscleróticas, que obstruem o fluxo sanguíneo e prejudicam a elasticidade da parede vascular.

Entre os efeitos mais comuns estão doença cardíaca e a formação de insuficiência cardíaca. Para a prevenção e o tratamento, é necessário reduzir a ingestão de alimentos ricos em colesterol, comer frutas e vegetais frescos e levar um estilo de vida mais saudável.

Segue abaixo uma relação dos produtos mais eficientes que ajudam, de forma natural, na limpeza das artérias.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para reeducar o paladar e ter mais saúde

Alho

O alho já há muitos anos é utilizado no tratamento de diversas doenças, incluindo os problemas cardíacos e a hipertensão arterial. Os resultados de muitas pesquisas mostraram que o alho ajuda a prevenir a formação de placas ateroscleróticas nas paredes das artérias coronárias.

Uva

Por conta do elevado teor do antioxidante resveratrol, a uva normaliza o metabolismo da gordura no organismo, reduz o risco de placas ateroscleróticas e coágulos sanguíneos e evita o desenvolvimento de doenças cardíacas.

Azeite de oliva

Diversos estudos conduzidos por especialistas confirmaram a eficácia do azeite. Como resultado de seu uso regular, pode ser observada a redução do colesterol ruim no sangue.

Cranberry

Apenas 3 copos de suco de cranberry por semana ajudam de forma eficiente no combate aos depósitos de colesterol na superfície interna da parede vascular. Cranberries aumentam a capacidade das células de absorver gorduras e não permitir que elas se acumulem nos vasos sanguíneos.

Tomates

Alguns estudos conduzidos por cientistas coreanos mostraram que os tomates têm um alto teor de licopeno, o que impede a compactação das paredes das artérias. O licopeno é um poderoso antioxidante que tem um efeito antitumoral e retarda o processo de envelhecimento. Sua ingestão regular reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Espinafre

O espinafre é uma fonte rica de potássio e ácido fólico, que previnem a hipertensão e a formação do colesterol e protegem contra a insuficiência cardíaca. Além disso, também contém grandes quantidades de luteína.

Kiwi e melão

O kiwi e o melão são conhecidos por seu alto teor de antioxidantes, que ajudam efetivamente na redução dos níveis de colesterol. O uso diário, mesmo que seja de uma pequena quantidade de melão e kiwi, ajuda rapidamente na limpeza das artérias.

Romã

George Dolgikh / Shutterstock.com

A romã previne o desenvolvimento da aterosclerose e retarda a compactação das paredes dos vasos sanguíneos.

Aveia

A aveia tem um alto teor de fibra solúvel, o que evita o acúmulo de colesterol no organismo. Apenas 1 ou 2 xícaras de aveia por dia podem reduzir o nível de gordura no sangue em 20%.

Em geral, para a limpeza das artérias, você não precisa recorrer a medidas radicais ou adotar um regime especial. É suficiente levar um estilo de vida saudável e comer os alimentos da lista acima.

Cuide de sua saúde!

Fonte: Healthy Food House

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Um coração partido pode fazer tão mal quanto um ataque cardíaco


Este material é destinado apenas a fins informativos. Alguns dos produtos e itens discutidos neste artigo podem causar reações alérgicas ou danos à saúde. Antes de fazer uso deles, consulte um especialista devidamente habilitado. Os editores não são responsáveis por quaisquer consequências que possam ser causadas pelo uso dos métodos, produtos ou itens descritos neste artigo