Verdades sobre o botox e outros fatos sobre os procedimentos estéticos

Verdades sobre o botox e outros fatos sobre os procedimentos estéticos

Saúde e Estilo de Vida

February 20, 2018 07:51 By Fabiosa

As mudanças na pele decorrentes da idade podem ser observadas já a partir dos 20 anos. A recuperação de células se torna gradualmente mais lenta, já a quantidade de colágeno e elastina diminui. Quando a estrutura da pele perde uma parte significativa de umidade, as mudanças tornam-se visíveis no rosto: a cor fica mais opaca, o ressecamento da pele aumenta, a elasticidade diminui e pequenas rugas aparecem.

Para retardar o envelhecimento e melhorar a aparência, muitas mulheres já entre os 25 a 30 anos marcam consultas com os dermatologistas. Mas quais são os procedimentos realmente eficazes e quais são aqueles com os quais não vale a pena gastar tempo e dinheiro? O Botox é tão terrível como falam? Sem o Botox, então como se livrar de rugas e marcas na pele? Abaixo, falaremos sobre as técnicas de rejuvenescimento de pele que realmente funcionam.

Terapia botulínica

Conhecida mundialmente como "Botox", é um método de correção e prevenção de rugas faciais – em outras palavras, os terríveis "pés de galinha", rugas e marcas na região da testa. O procedimento é realizado com preparados à base de toxina botulínica. Esta substância, em termos simples, interrompe a passagem de impulsos nervosos e assim relaxa os músculos do rosto, eliminando a causa original das rugas faciais.

Os produtos mais comuns no momento são o "Botox" e o "Xeomin", sendo este último um preparado de nova geração, mas com um ponto negativo significativo para muitas mulheres: o "Xeomin" tem um efeito menos duradouro, e o procedimento deve ser refeito a cada 3-4 meses. O Botox dura mais e chega até a um ano. Mas vale ressaltar que o corpo vicia menos com "Xeomin", então, com ele, você pode combater suas rugas faciais por mais tempo.

Biorrevitalização e biomedicação

puhhha / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Vida de blogueira de moda e beleza: o que é real e o que é fantasia?

Esses procedimentos são destinados ao processo de hidratação da pele.

O ácido hialurônico é sintetizado pelo corpo humano. Com a idade, seu volume é reduzido e a pele começa a murchar.

Os cientistas comprovaram que, nas etapas iniciais de cicatrização dos tecidos, uma grande quantidade de ácido hialurônico se acumula na superfície da pele. E é justamente o seu acúmulo que permite que os tecidos se recuperem plenamente. Quando os cientistas aumentaram a concentração desse ácido por meio de injeções em um experimento, eles perceberam que isso ajudava a regeneração da pele.

Biorrevitalização – Este é um método que permite compensar a falta de ácido hialurônico de forma natural. Existe a biorrevitalização por injeção e a laser. Com a técnica de injeção, o ácido hialurônico é injetado na pele usando agulhas finas. O procedimento por aparelhos é executado por um dispositivo a laser de alta tecnologia, e a superfície na pele não é danificada. O segundo método é menos eficaz do que as injeções.

Biomedicação  É um tipo de biorrevitalização. Este procedimento ajuda a criar uma malha intradérmica.  Isso permite que você reduza a perda de umidade e evite o aumento das rugas e o surgimento de novas. Esta técnica é indicada para mulheres com pele flácida e desvanecida.

Mesoterapia

Medtech THAI STUDIO LAB 249 / Shutterstock.com

A hidratação da pele, o aumento da elasticidade e ainda uma melhoria no tom podem ser obtidos com as chamadas "injeções de beleza" ou mesoterapia. O coquetel de vitaminas é preparado individualmente para cada paciente, dependendo das necessidades da pele. Além do ácido hialurônico, outras substâncias biologicamente ativas podem ser incluídas na formulação. O preparado é injetado na pele com ajuda de uma agulha bem fina. Se necessário, repita o procedimento.

Preenchimentos

Pequenas dobras nasolabiais ou rugas ao redor dos lábios podem ser corrigidas com os preenchimentos. Hoje, está disponível uma nova geração de preparados, tais como o Juvederm e o Surgiderm. Ambos são aplicados como um gel que contém ácido hialurônico. As aplicações são bastante seguras, uma vez que o ácido hialurônico é absorvido pelo corpo e as doses adicionais são igualmente bem aceitas.

Africa Studio / Shutterstock.com

O efeito dos preenchimentos duram de 6 a 7 meses, chegando até a um ano. Entre os efeitos colaterais temos o inchaço, que pode permanecer nos primeiros  5 a 7 dias após o procedimento, além de uma sensação de queimação. Assim como todos os outros medicamentos, não podemos deixar de considerar outras eventuais reações de caráter individual.

Fotorrejuvenescimento

Tal procedimento estimula a pele e melhora a produção de colágeno. Devido a isso, os poros tornam-se mais estreitos, as rugas finas são suavizadas e a elasticidade da pele do rosto, do pescoço e das mãos é restaurada. Além disso, o procedimento permite eliminar manchas de pigmentação (fotodegradação) e varizes (fotocoagulação).

O fotorrejuvenescimento é um procedimento que não tem efeitos colaterais. A única contraindicação é a pele que foi bronzeada recentemente.

É importante não se esquecer de que a eficácia da fotocoagulação é de 50% e depende das características da pele. A fotodestruição é efetiva, mas leva tempo para a pele se recuperar do procedimento.

Tratamento a laser

O tratamento a laser é o processo de evaporação, por meio da aplicação de raios laser, de camadas superficiais da pele e tecido conjuntivo, acompanhado do aquecimento da derme com o propósito de rejuvenescimento facial.

Misha Beliy / Shutterstock.com

Com a ajuda desse procedimento podemos resolver uma série de problemas, tais como:

  • eliminar rugas;
  • livrar-se de manchas decorrentes da idade;
  • reduzir estrias;
  • remover cicatrizes.

Os três primeiros itens são resolvidos de forma eficiente pelo tratamento a laser, já a questão das cicatrizes é um pouco mais complexa. Somente o médico poderá determinar a eficácia do procedimento em cada situação específica.

Como podemos concluir, são poucos os procedimentos verdadeiramente eficiente. Os demais, muito provavelmente, são apenas propaganda enganosa. 

Para manter-se saudável e jovem por muito mais tempo, coma bem, durma o suficiente e visite regularmente um especialista altamente qualificado. E, claro, tente aprender sobre a cosmetologia para não se tornar mais uma vítima de procedimentos inúteis que não trarão nenhum resultado, além do risco de custares muito caro para a sua saúde.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Fonte: 8 dicas para exibir uma pedicure digna de salão de beleza sem sair de casa


Este artigo é destinado apenas a fins informativos. Antes de usar qualquer uma destas informações, consulte um especialista devidamente habilitado. O uso das informações descritas acima pode ser prejudicial para a saúde. O conselho editorial não garante resultados e não assume qualquer responsabilidade por danos ou outras consequências que possam resultar do uso da informação fornecida acima.