6 alimentos eficazes para limpar o fígado naturalmente

INSPIRAÇÃO

6 alimentos eficazes para limpar o fígado naturalmente

Date March 16, 2018 06:30

Você sabia que o fígado é a maior glândula do corpo humano? Este órgão é responsável por uma ampla gama de funções, incluindo participação na neutralização de resíduos de processos metabólicos e digestivos, coagulação sanguínea, síntese de hormônios e enzimas, bem como regulação do metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos. O fígado é um verdadeiro laboratório bioquímico que funciona 24 horas por dia e realiza milhares de reações químicas.

Uma nutrição inadequada pode piorar o funcionamento do fígado e, como consequência, ocorre o acúmulo de resíduos metabólicos tóxicos no organismo. Isso pode ter um impacto negativo na saúde de uma pessoa, levando a várias doenças. Vamos descobrir quais alimentos você deve incluir em sua dieta diária para melhorar o funcionamento do seu fígado.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Gordura no fígado é algo sério! Com estes 3 medicamentos naturais é combatê-la

1. Açafrão

Olga Popova / Shutterstock.com

O primeiro alimento em nossa lista é o açafrão, um tempero com poderosas propriedades anti-inflamatórias e curativas. Ele contém curcumina, que impede o acúmulo de moléculas gordurosas no fígado. Vários estudos confirmam que o consumo desta especiaria ajuda a reduzir a concentração de colesterol e triglicerídeos no fígado, o que tem um efeito positivo em seu funcionamento.

2. Alho e cebola

Pode parecer estranho, mas esses vegetais são ótimos para a saúde do fígado. Os compostos de enxofre, que dão origem ao cheiro característico da cebola e do alho, estimulam a atividade de enzimas responsáveis pelos processos de desintoxicação. Além disso, a cebola e o alho contêm bioflavonoides – antioxidantes que suprimem a função dos radicais livres.

3. Café

portumen / Shutterstock.com

Aposto que você está feliz em ver a sua bebida matinal favorita nesta lista, não é mesmo? Estudos mostram que o consumo moderado de café diminui a probabilidade de se desenvolver doenças hepáticas crônicas (como câncer e cirrose). Verificou-se também que a cafeína impede mudanças fibróticas no fígado.

4. Nozes

HelloRF Zcool / Shutterstock.com

As nozes são ricas em arginina. Este aminoácido está envolvido em processos de desintoxicação no fígado e neutralização da amônia. Além disso, as nozes são uma fonte de qualidade de ácidos graxos ômega-3, que são responsáveis por normalizar a função do fígado.

5. Maçãs

As maçãs contêm uma grande quantidade de pectinas, que praticamente não são digeridas no trato gastrointestinal e, na verdade, são enterossorventes. A pectina ajuda a limpar o corpo de substâncias tóxicas e nocivas, o que reduz consideravelmente a carga de trabalho do fígado.

6. Frutas cítricas

A toranja e outras frutas cítricas (limão, limão-siciliano, laranja) são ricas em ácido ascórbico (vitamina C) e glutationa, que são poderosos antioxidantes. Estas substâncias oferecem suporte à atividade enzimática natural do fígado e ajudam na remoção de substâncias cancerígenas e outras toxinas nocivas.

O fígado é um órgão essencial que ajuda a desintoxicar o corpo e contribui para dezenas de outros processos fisiológicos. Inclua os alimentos mencionados acima em sua dieta e cuide bem da saúde desta glândula vital!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 4 dicas para limpar a casa mais eficientemente


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.