O último encontro: Chimpanzé de 59 anos reconheceu seu velho amigo e não conseguiu segurar a emoção

Como os humanos, animais também têm sentimentos. O leque de emoções deles é quase igual ao nosso, mesmo que não consigam entender muito bem o que sentem. Em um nível básico, esses macacos tem conceitos abstratos e emoções associadas. Por exemplo, eles entendem a morte e entram realmente em luto pela perda da companhia.

Hoje, nós queremos compartilhar a história da macaca mais velha da Europa. Em seus últimos dias de vida, ela encontrou um velho amigo, e suas emoções foram verdadeiramente humanas. Confira a reação gravada neste vídeo.

Jan A R A M van Hooff / YouTube

A chimpanzé chamada Mama viveu uma vida longa e feliz. Ela foi a matriarca da colônia de macacos, no zoológico Royal Burgers, na Holanda. Além dos animais, ela também tinha amigos entre as pessoas. De todas elas, ela era próxima do biólogo Jan van Hooff, que fundou a colônia de macacos do zoológico. Mama e Jan se encontraram pela primeira vez em 1972.

A chimpanzé ficou doente quando tinha 59 anos. Depois de saber da terrível notícia, o devotado amigo veio visitá-la. Ele começou afagando de leve a cabeça dela. A macaca não havia comido quase nada nos últimos dias, e era óbvio que ela estava cansada demais para lutar por sua vida. Mama se deitou e esperou que a morte a levasse.

Jan A R A M van Hooff / YouTube

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Lembra daquela selfie de uma macaca sorrindo? Então, finalmente o dono dela conseguiu os direitos autorais

Não demorou muito para que conseguisse reconhecer o velho amigo. Mama permitiu que Jan a alimentasse. Sua reação foi de partir o coração. Mama acariciou os cabelos dele e, com amor, pôs os braços ao redor de seu pescoço. Foi o último encontro deles – poucos dias depois, a macaca morreu. Dr Hooff admitiu que sentirá saudades dela.

Jan A R A M van Hooff / YouTube

Felizmente, o encontro deles foi gravado.

Você já viu uma despedida tão tocante? Compartilhe este vídeo com seus amigos. Faça com que eles saibam o quão forte podem ser os sentimentos dos animais!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Filhote de chimpanzé se apega ao homem que o resgatou de caçadores e torna-se seu copiloto

Recomendamos