Ama os gatinhos, mas tem alergia? Conheça 4 raças de gatos hipoalergênicos

O que fazer se você realmente quer um gato, mas alguém da sua família é alérgico a eles? Com muita vontade e um pouquinho de criatividade, pode haver uma saída! 

wavebreakmedia / Shutterstock.com

Por que as pessoas são alérgicas a gatos? 

Primeiro: vamos determinar qual é a alergia. Uma pessoa pode ser alérgica tanto à pele do bichano quanto ao gato mesmo. Neste caso, os sintomas aparecerão na presença de quaisquer produtos de lã ou animais

 

Se uma pessoa é alérgica, particularmente aos gatos, eles serão alérgicos às raças de pelo curto e sem pelo. De fato, esse tipo de alergia é causada não pelo próprio cabelo, mas pela saliva, fezes, urina e partículas de pele. É por isso que um gato é inseparável de agentes alergênicos. Raças especiais para pessoas com alergias apenas secretam as causas e por consequência e são mais fáceis de cuidar. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Será mesmo que você deve privar o seu gatinho de usar as suas "garras"?

Se as manifestações de alergias não forem pronunciadas ou se houver uma reação a outros produtos, você pode tentar obter um gato do tipo "hipoalergênico". Se a alergia for forte, o melhor a se fazer é abandonar essa ideia porque nenhuma raça ajudará neste caso. 

 Quais raças causam menos alergias? 

1. O Sphynx canadense 

Acredita-se que esta seja a mais hipoalérgica de todas as raças de gatos. Seu corpo é desprovido de cabelos e coberto de rugas. A pele em si é muito macia e quente. Eles são caracterizados por apego particularmente forte ao mestre em comparação com outros gatos. Eles são curiosos, amigáveis, calmos e absolutamente não agressivos.  

Esses gatos são termofílicos e podem até tomar banho de sol sob a luz direta do sol, mas, por outro lado, também podem queimar! Eles têm uma saúde forte, mas seus olhos exigem limpeza ocasional. Para eles não ficarem gelados no inverno, vista-os com roupas quentes. 

Olllllga / Shutterstock.com

2. O Don Sphynx 

Parece o canadense, mas a semelhança termina aí. Geneticamente, eles são muito diferentes! Assim, é ainda melhor evitar o cruzamento. O corpo é macio, quente e enrugado e se trata de um gato pacífico e gentil.  

É brincalhão, mas muitas vezes prefere descansar tranquilamente e evita movimentos desnecessários. Os gatos dessas raças podem se tornar fortemente ligados ao proprietário e respondem bem ao treinamento.

everytime / Shutterstock.com

3. The Devon Rex

Esses gatos têm cabelos, mas são curtos e crespos. Os proprietários percebem que quase nunca deixam pelinhos soltos pela casa e tecidos. Além disso, eles são suaves ao toque e muito bonitos. Eles estabelecem uma ligação particularmente forte com apenas um membro da família e tentam passar todo o tempo com eles.  

Por natureza e comportamento, eles nem sequer são comparados com gatos, mas com um cachorro ou mesmo um macaco! Alta treinabilidade e inteligência garantem lazer divertido e interessante em casa.

RuslanStrelnik / Shutterstock.com

4. O Siberiano 

Tal gato peludo é inesperadamente considerado hipoalérgico. Os estudos surpreendentemente descobriram que a saliva e a pele contêm menos alérgenos proteicos. Esses gatos estão ligados ao dono, mas não toleram muito carinho. 

Just-Mila / Shutterstock.com

Cuidados 

Cuidar desses gatos garante a saúde. Quais regras são importantes a seguir para diminuir as chances de alergias?

Banhar um gato 1-2 vezes por semana. Para isso, pegue seu animal de estimação acostumado a tomar banho desde cedo. Escolha a temperatura adequada da água, para que o animal não pegue um resfriado. Limpe a seco. 

  1. Lave os acessórios do gato (bebendo e alimentando tigelas, brinquedos) diariamente. 
  2. Lave as mãos após cada contato com o animal e suas coisas. Não toque neles até que sejam lavados. 
  3. Não deixe o animal no quarto e na sua cama. 
  4. Nunca deixe o gato andar sobre a mesa e lugares onde você come. Caso contrário, isso vai aumentar as chances de alérgenos entrarem em seu corpo! 
  5. Molhe seu lugar com mais frequência. 

135pixels / Shutterstock.com

Antes de decidir comprar um gato, você precisa saber exatamente o que desencadeia a reação alérgica. Tenha em mente que, mesmo dentro da mesma raça, existem indivíduos altamente alergênicos. Antes de comprar um gato, é melhor primeiro passar algum tempo com representantes da mesma raça. Conseguir um gato não é uma decisão que se deve tomar com pressa. Faça uma escolha consciente, pois você estará assumindo uma vida.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Fofura em forma estudantil: Gatinho foge todos os dias de casa para ir a faculdade e acaba tendo o que merece

Recomendamos