Garotinha de 3 anos recebe prótese de olho feita a partir de sua própria gordura

Família & Crianças

July 30, 2018 16:24 By Fabiosa

A cidade inglesa de Nottingham foi palco de uma cirurgia inovadora realizada nos olhos de uma garotinha de três anos, Maya Hauxwell. Maya já tem um histórico de inúmeros procedimentos cirúrgicos, principalmente se levarmos em conta sua pouca idade. Apesar disso, ela continua alegre e cheia de esperança.

Maya nasceu com uma doença congênita, a microftalmia, que faz com que ela não tenha um globo ocular. A mãe da garota, Lauren, disse que isso foi um grande choque para a família, já que nenhum exame de ultrassom detectou tal deformidade durante a gravidez.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Realizavam uma cirurgia em seu cérebro, mesmo assim os médicos pediram que ele ficasse tocando violão

Quando a pequena Maya completou o primeiro ano de vida, os médicos propuseram a colocação de uma prótese ocular. Inicialmente o resultado foi muito bom e esteticamente perfeito; no entanto, com o passar do tempo, por conta do tamanho da prótese, o rosto da pequena começou a ficar deformado e os olhos e as proporções faciais se tornaram assimétricas.  Para a correção da deformidade, Maya passou por mais algumas cirurgias, porém sem melhorias significativas em seu rosto. Um dos principais problemas era a rejeição do organismo a um corpo estranho, o que causava dores e o aparecimento de uma série de infecções. 

Foi então que os médicos propuseram a troca da prótese pesada por uma mais leve, feita à base de gordura proveniente da própria barriga da garotinha. Para tanto, foi necessária a retirada de apenas um milímetro de gordura. A mãe de Maya deu permissão para a tentativa dos médicos.  

A pequena Maya passou então por uma longa e arriscada cirurgia para a implantação de um olho artificial. O resultado foi um sucesso, mesmo tendo sido a primeira cirurgia desse tipo realizada na Inglaterra. Apesar de a visão não poder ser recuperada dessa maneira, há esperança de que Maya sinta menos dores e que as infecções diminuam. À medida que a menina cresce, os médicos terão que fazer novas cirurgias. Estima-se que a próxima será daqui a dois ou três anos.

Maya está passando pelo período de reabilitação, e os médicos estão observando como a prótese ocular feita de uma maneira tão incomum irá se comportar. É possível que outras pessoas no mundo possam se beneficiar com essa experiência. 

Desejamos muita saúde para a garotinha e para sua mãe, Lauren; que ambas tenham muita paciência e que nunca percam a esperança. 

Fontes: X.myahsbeautique.x / Instagram, Gofundme

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Australiana tomou um grande susto com filha de 3 anos após cirurgia de retirada de amígdalas