Como os próprios pais fazem com que seus filhos se tornem desobedientes? 7 erros típicos dos pais e das mães

Saúde e Estilo de Vida

June 14, 2018 15:09 By Fabiosa

Muitas vezes, os pais se deparam com um problema que, em um determinado momento, as crianças podem se tornar absolutamente incontroláveis e desobedientes. E você tenta explicar que elas não podem se comportar daquele jeito, grita com elas, e nada! Talvez, seja o caso de tentar dar uma olhada no seu próprio comportamento antes de brigar com a criança. Para facilitar a análise, nós preparamos uma lista de 7 erros comuns cometidos pelos próprios pais que fazem com que as crianças se tornem desobedientes. 

1. Frases ameaçadoras

A criança discute com você e parece fazer tudo para te irritar? No caso, alguns pais tentam manter o equilíbrio, outros começam a ameaçar: "Se você não se comportar bem, não tem como gostar de você", "Darei você para o seu avô", ou "A polícia vai te pegar".  

As crianças percebem muito bem que isso é da boca pra fora e param de acreditar em você, passando a ignorar as ameaças e a se comportar ainda pior. É melhor tentar dizer frases como: "Eu te amo, mas não concordo com o que você está fazendo".

2. Você dedica pouca atenção ao seu filho

Você trabalha muito todos os dias para poder comprar para o seu filho um brinquedo legal e, em vez de um "obrigado" e de um beijo, o que você recebe em troca são lágrimas e manhas? E você considera isso uma grande injustiça? Caso seu filho não receba de você a atenção que ele precisa, a única forma de chamar sua atenção é por meio de manhas e mau comportamento. Ele não precisa de presentes; tente fazer um programa com ele no final de semana, só vocês, longe de telefones e televisão.

O amor não é um brinquedo. Deixe que seu filho possa mostrar seus sentimentos, tente se aproximar mais dele, se interesse pela vida dele. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Indignação! Segurança em shopping causa polêmica após querer impedir que um cliente comprasse comida a um menino que vive nas ruas

Kevin Lepp / Shutterstock.com

3. Você dá ordens de mais

Caso você tenha o costume de se comunicar com seu filho só dando ordens, a tendência é que seus filhos tendam a fazer as coisas contrariados. Ao não concordar em ser mandada, a criança mostra sua personalidade. A posição da criança pode não ser a mais correta, mas é algo espontâneo.

Como você pode saber se está agindo certo? A grande parte dos pais também carrega certos traumas da infância. Não se comporte como se a sua palavra fosse a única.

4. Você costuma ser mais atenciosa com seu filho mais novo

Esse item está relacionado ao segundo. Se a criança não recebe a atenção que acha que merece, ela agirá com o princípio do "Já que eu não me sinto bem, vocês também não vão".

Stratos Giannikos / Shutterstock.com

5. Você critica seus filhos

"Que garrancho", "Você não podia ter caprichado mais?" e "O que é isso?" são frases típicas usadas pelos pais. Após ouvir tais coisas, a criança pode perder totalmente a confiança em si mesma e parar de se esforçar. A criança passa a pensar que "Vai ficar ruim mesmo, não vai servir para nada".

6. Você pode não estar dando um bom exemplo

Você tem o costume de se atrasar para os compromissos, discute no trânsito e não dá importância aos sentimentos dos outros? A criança vê tudo isso e repete. Nossos filhos refletem os pais, apesar de nem sempre percebermos isso. 

Maria Symchych / Shutterstock.com

7.  Você culpa a criança

Você chega do trabalho, depois de enfrentar muitos problemas, e a primeira coisa que você faz ao chegar em casa é brigar com seu filho para aliviar a tensão e depois se senta para jantar como se nada tivesse acontecido? A criança pode ainda não ter bem desenvolvida a ideia sobre o que pode alegrar ou irritar os seus pais. Sendo assim, um passo errado e ela pode vir a levar umas palmadas mesmo tendo feito toda a lição e arrumado o quarto. Ou seja, a criança fica sem saber qual é o real motivo de tudo aquilo. 

Ao ler o artigo, você identificou algo de errado que você esteja fazendo? Às vezes somos incapazes de ver coisas básicas! Compartilhe com os amigos, pois esses conselhos podem ser úteis.

Fonte: Fazarosta

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Claudia raia faz revelação surpreendente sobre o início da relação entre Fátima Bernardes Túlio Gadêlha


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.