Faça as pazes com a comida: O que é a Nutrição Intuitiva e como ela funciona?

A nutrição intuitiva é uma abordagem moderna de alimentação, que é baseada nos sinais que seu corpo dá – a fome e a saciedade. Este método é contra as dietas, mas tem algumas características que podem levar ao peso correto.

Vai parecer que a nutrição intuitiva permitirá que você coma absolutamente tudo. No entanto, não pense que você poderá comer donuts e batata chips durante todo o dia só porque você tem vontade. A essência do método é aprender a reconhecer suas preferências de forma apropriada.

Kylie Walls / Shutterstock.com

Por exemplo, se você quiser um doce, não significa que você precisa comer uma dúzia deles em dois minutos. Livre-se desta vontade com a ajuda do milho e dos brócolis, pois, neste momento, seu corpo deve estar sofrendo com a falta do triptofano e do cromo. Além disso, o desejo por fast food pode ser considerado como um atalho para gorduras saudáveis. O que você deve fazer? Substituir comidas danosas agradando o corpo com gorduras naturais – abacates, nozes, óleos vegetais.

Como começar?

wavebreakmedia / Shutterstock.com

Primeiro, você precisa analisar sua lista de comidas. Tudo que contenha um alto nível de açúcar, sal ou temperos sintéticos devem ser proibidos. Tudo isso pode ser substituído por produtos úteis. Vegetais, frutas, cereais têm um sabor maravilhoso e trazem muitos benefícios!

ROLAND ANCLA LEGASPI / Shutterstock.com

O próximo passo é entender que a comida não é tem o objetivo de lhe dar prazer, mas de satisfazer sua fome. Isso é tão importante como a habilidade de reconhecer o que é fome e o que é apetite. Fome é a necessidade de comida. Apetite é a reação que pode ser ativada ao entrar em uma padaria com maravilhosos donuts e croissants cheirosos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Qual a dieta ideal? Para pesquisadores, a alimentação saudável continua sendo a chave na luta contra a balança

Princípios da nutrição intuitiva

Kosoff / Shutterstock.com

  1. Sem dietas.
  2. Habilidade de reconhecer fome e saciedade.
  3. Nutrição apropriada.
  4. Exercícios físicos são necessários caso você queira perder peso (pelo menos 30 minutos de atividades diárias).
  5. Não transforme a comida em um "prêmio". Se você tratar coisas gostosas como incentivos, você passará a viver com este princípio prejudicial – comer cada vez que houver essa possibilidade. Aprender a encarar a comida com calma. 
  6. Divirta-se com a comida.

j.chizhe / Shutterstock.com

Como nós já havíamos mencionado, se quiser ter um corpo magro e sequinho, a nutrição intuitiva lhe ajudará com isso somente se você se organizar de maneira apropriada. Além disso, não se esqueça de fazer atividades físicas diariamente. Pode ser uma simples corrida ou um treino na academia.

popovich_vl / Shutterstock.com

Cuide de sua dieta e tome cuidado com sua silhueta, pois somente você pode fazer isso consigo mesmo. Mantenha-se saudável e feliz!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Já pensou emagrecer podendo comer praticamente tudo? Essa é a promessa da dieta 5:2


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.

Recomendamos