16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demais

O câncer é uma doença que provoca o crescimento anormal das células. Por sua vez, essas células entram ou se espalham em partes diferentes do corpo. Se diagnosticada a tempo, há uma boa chance de recuperação bem-sucedida e uma vida saudável depois.

Existem 200 tipos de câncer conhecidos hoje. Neste artigo, vamos falar sobre os mais comuns. São eles: 

  • melanoma;
  • câncer cervical;
  • leucemia;
  • câncer de pâncreas;
  • câncer colorretal;
  • câncer de próstata;
  • câncer de bexiga;
  • câncer de rim; 
  • câncer de ovário;
  • câncer de mama;
  • câncer de pulmão.

Os médicos recomendam observar os 16 sinais mais comuns que significam o desenvolvimento do câncer. Embora eles nem sempre sejam sinais concretos desta doença em particular, eles ainda significam que você precisa consultar um especialista!

1. Perda súbita de peso que você não consegue explicar

Se você não fez nenhuma mudança em sua dieta ou estilo de vida recentemente, mas seu peso está caindo, isso pode indicar câncer de mama, de pulmão ou de cólon.

O câncer que atingiu o fígado impede que ele neutralize as toxinas. A diminuição do apetite leva à perda de peso.

Pelas estatísticas, 40% dos pacientes com câncer relatam perda súbita de peso mesmo no estágio inicial do diagnóstico. 80% dos tipos de câncer causam uma diminuição na massa corporal.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Câncer de pâncreas: principais sintomas, fatores de risco e tratamento

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demaisVGstockstudio / Shutterstock.com

2. Nódulos e tumores

Se você perceber um nódulo nas áreas do abdômen, mama, virilha, pescoço, testículos ou axilas, consulte um médico imediatamente. Especialmente se ele estiver ali há mais de 3 semanas.

Os nódulos nas axilas e glândulas aumentadas geralmente indicam câncer de mama. Este tipo de câncer é geralmente seguido por vermelhidão, inflamação e inchaço dos seios.

No entanto, glândulas aumentadas são mais frequentemente causadas por uma infecção. Não associe isso ao câncer logo de cara. Mas, recomenda-se uma consulta médica.

3. Fadiga e fraqueza 

Se você tem esses sintomas e dormir bem juntamente com uma boa nutrição não ajudam, isso pode ser câncer. Mas, novamente, esses sinais são típicos de outras doenças também.

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demaiswoman, eyes, tired eyes, computerfizkes / Shutterstock.com

4. Infecções frequentes e febre

A febre é um sinal de infecção que o corpo está tentando combater. Febre e fraqueza constantes podem ser causados ​​por um linfoma. A leucemia também causa efeitos similares aos da gripe, seguidos de fadiga, infecções frequentes e febre. Além disso, o HIV também se apresenta com esses sintomas.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: H pylori: mais da metade da população mundial contrai essa bactéria em algum momento da vida, que pode causar câncer de estômago

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demaissick man is lying in bed, fever, weaknesstommaso79 / Shutterstock.com

5. Anormalidades nas unhas

Aqui estão os sintomas de câncer de fígado, de pulmão ou de pele:

  • Muito raramente (mas ainda é possível), manchas pretas ou marrons sob a lâmina ungueal apontam para o câncer de pele.
  • O baqueteamento de unhas (unhas aumentadas) é um sintoma do câncer de pulmão. O problema é causado pela falta de oxigênio - um sintoma de hipóxia crônica pode ser causado pelo câncer ou por uma doença diferente.
  • As unhas brancas ou pálidas são um sinal de muitas doenças, como cirrose hepática, insuficiência cardíaca e anemia ferropriva (por deficiência de ferro). O câncer também pode ser colocado nesta lista.

6. Apneia e respiração ruidosa

Elas podem ser causadas ​​por câncer de pulmão. Ele aperta e estreita as vias respiratórias. Deve-se notar que este sintoma na maioria das vezes está relacionado com asma ou bronquite.

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demais

7. Tosse crônica, voz rouca e/ou dor no peito

Esses sinais podem apontar para leucemia ou câncer de pulmão. Dor no peito que se espalha para um braço ou para um ombro - também é um sintoma desses tipos de câncer.

Se você estiver com a voz rouca por mais de 6 semanas, procure um médico imediatamente. Os problemas descritos com a voz podem ser um sinal de câncer de esôfago, de laringe, de tireoide ou de pulmão.

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demaisSpeedKingz / Shutterstock.com

8. Flatulência

A flatulência sem motivo pode muitas vezes sinalizar câncer de ovário. Para os sintomas, também podemos adicionar dor na área da pelve ou sensação de saciamento apenas com uma pequena quantidade de comida. Você deve consultar um médico.

O câncer de estômago apresenta-se sob a forma de flatulência ou dor após a ingestão de alimentos.

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demais

9. Azia crônica

Na maioria dos casos, o núcleo do problema é a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). No entanto, azia excessiva pode indicar câncer de estômago.

Existe um estudo que explica que a azia crônica aumenta o risco de desenvolver câncer devido à inflamação do tecido.

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demaisEmily frost / Shutterstock.com

10. Problemas intestinais

Se você nunca teve problemas com evacuação, mas de repente, notar alterações que permanecem por mais de 4 semanas, você deve consultar um médico imediatamente. Pode ser um sinal de câncer de cólon.

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demaisMagic mine / Shutterstock.com

11. Icterícia

Se você tem esta doença, sua pele e o branco de seus olhos ficam amarelos. É fácil perceber. Esses sintomas estão relacionados a problemas no fígado ou pâncreas. No entanto, também pode ser câncer de pâncreas, que impede o funcionamento desse órgão e do fígado - este é o motivo da icterícia.

Observe que, se for câncer de pâncreas, os sintomas também incluirão perda de peso significativa e dor (nas costas e na parte superior da área abdominal).

12. Dificuldade para engolir

O câncer de estômago ou de garganta pode causar problemas de deglutição. A pessoa pode sentir como se a comida estivesse presa na garganta. Outros sintomas são sensação de queimação e dor.

Na maioria dos casos, esses tipos de câncer são diagnosticados tarde demais. Preste atenção aos sintomas descritos. Se aplicáveis, cuide-se e procure um médico.

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demais

13. Alterações em sinais da pele

A maioria das alterações na pele é normal. Mas aqui estão os casos em que você precisa consultar um médico:

  • desenvolvimento de úlceras que não cicatrizam;
  • alteração na cor, no tamanho, na forma e na simetria de um nevo existente.

16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demaisMelanomaNasekomoe / Shutterstock.com

    14. Dor na área abdominal ou pélvica

    Além disso, peso na área pélvica ou alterações nas fezes podem ser sinais de câncer de ovário. Aqui está uma lista de mulheres que são mais propensas a sofrerem deste tipo de doença:

    • mulheres que já estão lutando contra o câncer colorretal, de útero ou de mama.
    • mulheres com histórico médico de câncer de mama, de ovário e colorretal na família.
    • mulheres que nunca engravidaram.

    A dor na região pélvica também pode indicar leucemia ou câncer de colo do útero.

    16 possíveis sintomas de câncer que as pessoas costumam ignorar até que seja tarde demaishelicobacter pyloriKhaoniewping / Shutterstock.com

    15. Sangramento e contusões

    Sangue na urina pode ser um sinal de infecção, bem como de câncer de rim ou de bexiga. O sangue nas fezes é um sintoma de hemorroidas, bem como de câncer de cólon. O câncer colorretal apresenta sangue proveniente do reto.

    Mulheres que têm sangramento entre as menstruações ou após a relação sexual devem fazer o teste para o câncer do revestimento cervical e uterino.

    A leucose é caracterizada por contusões constantes e sangramento. O câncer de pulmão, de esôfago e de estômago provocam vômito ou tosse com sangue.

    No entanto, lembre-se que o sangramento pode ser causado por outras doenças.

    16. Dor que dura mais de 4 semanas

    Você deveria ir a um médico. Você pode não necessariamente ter câncer, mas você definitivamente precisa de uma consulta. Então, se for câncer de testículo, você terá dor nos testículos e, se for câncer nos ossos, seus ossos vão doer. A dor nos ossos também pode ser causada por leucemia.

    Cuide-se. Procure um médico e faça seus exames regularmente. Ouça seu corpo e isso pode salvar sua vida!

    RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Estes são os 5 tipos de câncer que mais provocam mortes ao redor do mundo


    Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.