Dormir sem travesseiro: 7 prós, 5 contras e como começar

A maioria das pessoas está acostumada a dormir com um travesseiro e não imagina um descanso confortável sem ele. Ao mesmo tempo, existem aqueles que pensam que é muito mais útil não usar este acessório. Na verdade, dormir sem travesseiros tem seus prós e contras que serão discutidos mais adiante.

Dormir sem travesseiro: 7 vantagens

Dormir em uma superfície plana é, em muitos aspectos, mais saudável  do que dormir em uma cama macia com travesseiros.

1. Pele mais limpa

Ao virar de lado, nós garantimos o contato entre a pele do nosso rosto e os lençóis. Isso pode levar ao entupimento dos poros com suor e sujeira, especialmente se o travesseiro não estiver muito limpo. Ao mesmo tempo, dormir sem travesseiro não é considerado seguro deste ponto de vista, a menos que você coloque um lençol limpo debaixo de sua cabeça e rosto todas as noites.

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2. Previne dores nas costas e pescoço

Deixar a cabeça sem apoio à noite permite que algumas pessoas lidem com dores no pescoço e nas costas. Ao mesmo tempo, o travesseiro é projetado para garantir a posição horizontal anatomicamente correta do corpo. Se dormir sem travesseiro não aliviou a dor, compre um bom modelo ortopédico.

3. Promove um sono melhor

Sem travesseiro, você consegue dormir melhor. A falta de apoio estimula o corpo a procurar uma posição natural confortável envolvendo os músculos das costas e do pescoço. Um travesseiro de baixa qualidade tensiona ainda mais esses músculos, o que causa dor e sensação de fadiga.

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4. Mantém uma boa postura

Durante o dia, o corpo pode ficar em uma posição anatomicamente errada por um longo tempo, o que pode alterar a estrutura dos ossos e estragar a postura a longo prazo. Dormir em uma superfície plana permite que você assuma a postura correta e ajude a restaurar o sistema músculo-esquelético.

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5. Previne dores de cabeça

Dormir sobre um travesseiro macio retarda a circulação sanguínea ao redor da cabeça, o que faz com que você sinta dor pela manhã. Modelos de baixa qualidade também reduzem a qualidade da ventilação. Isso faz com que o cérebro receba menos oxigênio.

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6. Reduz o nível de estresse

Dormir em uma posição incorreta devido a um travesseiro errado faz com que você acorde com frequência e procure uma posição mais confortável. Como resultado, a falta crônica de sono intensifica o estresse.

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7. Previne a deformação da cabeça em crianças

Devido à elasticidade dos ossos do crânio, as cabeças dos bebês geralmente adquirem uma forma irregular. Dormir sobre um travesseiro é proibido para crianças menores de 6 meses (a criança não consegue segurar bem o suficiente a cabeça, então, ao dormir, o bebê pode “ficar preso” com o nariz no travesseiro e sufocar) e não é recomendado por 2 anos. . Mais tarde, eles podem escolher por si mesmos.

Dormir sem travesseiro: 5 desvantagens

Há casos em que é praticamente impossível e até contraindicado dormir sem um travesseiro.

1. O hábito de dormir de lado

Quando a única posição confortável é de lado, você não pode ficar sem o travesseiro, pois é errado apoiar constantemente a cabeça com as mãos.

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2. Algumas doenças

Existem uma série de doenças em que é recomendável manter a cabeça ligeiramente levantada:

  • glaucoma;
  • refluxo gastroesofágico;
  • insuficiência cardíaca;
  • congestão nos pulmões;
  • predisposição ao acidente vascular cerebral isquêmico.

3. Ronco

As pessoas que preferem dormir de costas geralmente ficam com a cabeça jogada para trás. Isso facilita a retração da língua e o ronco.

4. Distúrbios da circulação sanguínea cerebral

Dormir de costas pode provocar dores de cabeça devido à deterioração da circulação sanguínea nas artérias vertebrais.

5. O risco de desenvolver osteocondrite

Dormir sobre uma superfície plana pode ser uma razão para a osteocondrose da coluna cervical. Ao dormir de lado, a cabeça repousa em um ângulo maior em relação ao colchão. Se você preferir essa posição em particular, não é recomendado abandonar o travesseiro.

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Você deve ter cuidado ao escolher um modelo. As reações alérgicas são agravadas pelo uso de travesseiros capazes de acumular poeira, sujeira e o desenvolvimento de parasitas (por exemplo, travesseiros de plumas).

Se, de qualquer maneira, você quiser começar a dormir sobre uma superfície plana, experimente usar uma toalha ou um lençol enrolados pela primeira vez e vá esticando mais vezes. Lembre-se de que a qualidade do sono também depende da cama e do colchão, por isso é melhor decidir se deve ou não  desistir do travesseiro com base na sua própria experiência, sem comprometer seu conforto e bem-estar.

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