Список продуктов с высоким гликемическим индекс?

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

É diabético? Saiba quais são os alimentos com alto índice glicêmico que são um veneno para o organismo!

Date September 29, 2018 01:01

O organismo de uma pessoa saudável mantém o açúcar no sangue em um nível adequado por conta própria. Mas o estresse, a nutrição desequilibrada e um estilo de vida sedentário cobram seu preço, e a cada ano mais e mais pessoas sofrem de diabetes ou estão no estágio de pré-diabetes. Para manter o nível ideal de glicose no sangue, é melhor evitar alimentos com alto índice glicêmico. É claro que, em primeiro lugar, é necessário limitar o consumo de alimentos doces e ricos em amido, mas acontece que o índice glicêmico de algumas frutas e vegetais é tão alto quanto o de uma refeição de um fast food!

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Índice glicêmico

O índice glicêmico é uma maneira quantitativa de determinar o efeito de um determinado alimento no nível de glicose em nosso organismo e determina o aumento do nível de açúcar no sangue duas horas após sua ingestão. 

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Produtos que contêm carboidratos rápidos têm um IG mais alto, já carboidratos que levam mais tempo para o organismo absorver possuem um IG mais baixo. Se você tem um alto nível de glicose no sangue, então você deve evitar produtos do primeiro tipo.

Tendo em mente que a escala do índice glicêmico oscila entre 0 e 100, você pode ter uma ideia geral de quão perigoso é um produto para o seu nível de açúcar no sangue. Geralmente, quanto mais madura e mais processada termicamente a fruta é, mais provável que ela tenha um índice glicêmico mais alto. Os principais 'criadores de problemas' entre os vegetais são a banana, o abacaxi, a melancia, a cenoura e a batata.

Os produtos são divididos em 3 grupos de acordo com seu índice glicêmico

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Os produtos mais seguros para diabéticos têm um IG de 0 a 55. Estes incluem vegetais como brócolis, repolho, cebola e alface, cerejas, toranjas e ameixas: seu IG é de aproximadamente 10. Eles são seguidos por vegetais como ervilhas e feijão com um IG de cerca de 28, e frutas, como maçãs, ameixas e pêras, atingindo 40.

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Produtos de IG Médio incluem mangas, bananas, kiwi e abacaxi, além de batatas cozidas, batata-doce e milho.

Produtos com alto índice glicêmico

Desde a infância, sabemos que frutas e legumes são os alimentos mais úteis e saudáveis. E na maioria dos casos, isso é verdade. A quantidade diária recomendada de frutas e legumes é de 5 a 9 porções por dia para uma saúde ideal. No entanto, algumas frutas e legumes têm um IG alto, então seu consumo pode fazer o nível de açúcar no sangue saltar.

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  1. Banana. O IG das bananas é difícil de determinar: em média, é de 56, mas pode variar muito dependendo de quão madura está a fruta.
  2. Abacaxi. O IG de um abacaxi fresco é 66, e este é um produto bastante saudável. Mas um abacaxi enlatado e em calda terá um IG muito maior.
  3. Cenoura. Seu IG é de 71 e, se você sofre de diabetes ou açúcar elevado no sangue, você deve definitivamente moderar o consumo deste vegetal
  4. Melancia. Com um IG de 72, ela se junta ao topo da tabela de alimentos de alto nível glicêmico.
  5. Batata. Dependendo da maneira como é cozida e servida, o IG da batata pode variar de 87 para batatas cozidas, até 111 para batatas fritas.

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Índice glicêmico e carga glicêmica

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Acontece que apenas olhar para a mesa e evitar produtos "nocivos" não é suficiente. Falando sobre o índice glicêmico, precisamos mencionar também a carga glicêmica.

A carga glicêmica é uma estimativa de como um determinado alimento aumentará o nível de glicose no sangue de uma pessoa. Um ponto na escala de carga glicêmica é aproximadamente igual ao consumo de um grama de glicose.

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A carga glicêmica é um indicador mais sensível que o índice glicêmico. Ao avaliar o impacto de determinados produtos, a carga varia de acordo com a quantidade de carboidratos consumidos. Por exemplo, uma melancia tem um alto índice glicêmico, mas uma carga glicêmica muito pequena. Isto porque não contém muitos carboidratos, então para aumentar o açúcar no sangue você terá que comer bastante.

Carboidratos estão em toda parte e às vezes eles se escondem em alimentos nos quais você menos espera encontrá-los. Por um lado, eles são a principal fonte de energia para o nosso organismo, mas, por outro lado, você deve ter cuidado com eles.

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Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.