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Dor de cabeça, inchaço e mais 5 sinais de que você consome sal demais

Saúde e Estilo de Vida

September 6, 2018 14:27 By Fabiosa

Não acredite naqueles que dizem quão útil é o sal - não são mais do que palavras tolas. O principal perigo é que o cloreto de sódio é responsável por aumentar a pressão arterial. E isso, por sua vez, é um fator de risco significativo no desenvolvimento de doenças cardíacas, derrames e insuficiência renal. 

Para não prejudicar a sua saúde, o sal deve ser consumido em quantidades limitadas. Segundo a OMS, a ingestão de sódio recomendada para adultos é de aproximadamente 2/3 de uma colher de chá (menos de 5 g) de sal por dia. 

Para as pessoas que já têm problemas com o sistema cardiovascular, a Associação Americana do Coração recomenda consumir menos de 1/3 de uma colher de chá (2,3 g) de sal diariamente. 

Infelizmente, a maioria das pessoas consomem muito (até 2,5 colheres de chá todos os dias), com a maior parte proveniente de alimentos enlatados e prontos. 

Aqui estão 7 sinais de que você consome muito sal.

1. Sempre com sede 

Um dos sintomas mais evidentes da “overdose” de sal é uma sede constante. Este é o cérebro enviando sinais de que o corpo não tem fluido. 

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2. Inchaço geral 

Com a ingestão excessiva de sal, a água começa a ser retida nas células, o que faz com que todo o corpo inche. O inchaço pode ser acompanhado pela sensação de mal-estar 

3. Dor de cabeça 

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Em caso de excesso de sódio no corpo, os vasos sanguíneos do cérebro começam a se expandir, o que desencadeia a dor de cabeça.

4. Nenhuma mudança no peso corporal 

Você tem uma dieta há muito tempo, mas a escala não mostra nenhuma melhora? É possível que você consuma muito sal que retém a água do seu corpo! 

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5. Pressão arterial aumentada 

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Isto é um grande problema, pois o sal aumenta o volume de líquidos no corpo, incluindo o volume de sangue. 

Este adicional dilata as paredes dos vasos sanguíneos. O resultado é pressão alta ou hipertensão.

6. Quantidade aumentada de urina 

Altas concentrações de sal de cozinha irritam os rins e interrompem a absorção de água, o que facilita a desidratação. O excesso de sódio será removido juntamente com a urina, o que aumenta sua quantidade.

7. Sinais crescentes de insuficiência cardíaca 

 

Demasiado sal no organismo aumenta a carga no coração, o que contribui para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca. Geralmente, manifesta-se por sintomas, como falta de ar, taquicardia e inchaço perceptível das extremidades inferiores. 

Cuidado: se os sintomas acima forem graves ou persistirem mesmo após uma redução na ingestão de sal, consulte um médico, pois isso pode ser indicativo de problemas de saúde mais sérios.

O que pode substituir o sal nos pratos? 

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Há muitas maneiras de reduzir a ingestão de sódio sem comprometer o sabor dos alimentos. Ao cozinhar, você pode tentar adicionar ervas, especiarias e outros temperos naturais em vez de sal. 

Tente experimentar enquanto cozinha, deixando o saleiro de lado!

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Aqui está uma lista de algumas opções adequadas de substituição de sal: 

  • suco de limão; 
  • vinagre; 
  • mostarda em pó; 
  • páprica; 
  • gengibre; 
  • curry; 
  • alho; 
  • orégano; 
  • Manjerona; 
  • manjericão. 

E finalmente: não conte meticulosamente cada grão! Cozinhe em casa, adicione sal no prato somente quando necessário. É simples, mas imensamente saudável! 

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