Elas não são tão inofensivas: verrugas pelo corpo podem ser um verdadeiro perigo para a

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Elas não são tão inofensivas: verrugas pelo corpo podem ser um verdadeiro perigo para a saúde

Date September 26, 2018 23:27

Apesar do fato de que algumas pessoas podem achar as verrugas atraentes dependendo de sua localização, por exemplo, se uma está localizada acima dos lábios como a de Marilyn Monroe, ou se um grupo de verrugas se assemelha a alguma constelação, sua presença no corpo pode não ser um bom sinal muitas vezes. 

Hoje, queremos falar não sobre as verrugas comuns aos quais todos estão acostumados, mas sim algumas neoplasias específicas nas pernas chamadas acrocórdons.

undefined
Tetiana Mandziuk / Shutterstock.com

Os acrocórdons ou pólipos fibroepiteliais são uma neoplasia benigna, pequena e suave, que ocorre com mais frequência em pessoas obesas. 

 

Tipos e diagnósticos 

Acrocórdons também são na maioria das vezes encontrados em adultos. Seu número aumenta após os 45 anos, mas é na terceira idade a maior incidência. Depois dos 70, cerca de 70% da população têm pelo menos uma dessas neoplasias. Eles podem ser: 

undefined

  • pequenas pápulas sulcadas com cerca de 1-2 mm de largura e altura, localizadas mais frequentemente no pescoço e na região axilar (axilas); 
  • neoplasias filamentosas simples ou múltiplas com aproximadamente 2 mm de largura e 5 mm de comprimento, que podem ocorrer em qualquer parte do corpo; 
  • grande tumor, fibromas moles, geralmente encontrados na parte inferior do tronco. 

undefined
nokwalai / Shutterstock.com

Este tipo de verruga pode ser da cor da pele ou sofrer uma hiperpigmentação (escurecimento do local).  A maioria dos acrocórdons tem um tamanho de 2 a 5 mm de diâmetro, embora às vezes possam crescer até mais de 5 cm. As localizações mais frequentes são as cavidades cervicais e axilar, mas qualquer dobra cutânea, incluindo a virilha, pode ser afetada. 

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Que tipo de câncer de pele é o mais perigoso? Descubra como ele se desenvolve e como é possível reduzir seu risco

O que causa acrocórdons?

undefined

  • Distúrbios endócrinos. Eles geralmente aparecem em mulheres grávidas (altos níveis de estrogênio e progesterona), bem como em pessoas com acromegalia e diabetes. 
  • Como os acrocórdons geralmente aparecem com a idade, eles estão associados ao processo de envelhecimento da pele. 
  • Fatores que causam irritação e inflamação. Como já dissemos, acrocórdons aparecem nas dobras cutâneas, pois há muito atrito (entre roupas e pele). 

Com o que pode ser confundido? 

undefinedStock-Asso / Shutterstock.com

Verrugas 

  1. Ceratose seborreica 
  2. Tumor pré-maligno fibroepitelial (tumor de Pinkus). 
  3. Nevos melanocíticos (lesões cutâneas pigmentares) 
  4. Neurofibromatose.

Como tratar?

undefinedMonkey Business Images / Shutterstock.com

O tratamento depende do tamanho da verruga, mas geralmente um cirurgião pode te ajudar a se livrar disso. Pequenas formações são removidas usando uma tesoura cirúrgica.  

Este procedimento pode ser feito com ou sem anestesia. Se o tamanho do acrocórdon for muito pequeno e não permitir ser removido com uma pinça ou tesoura, o processo de remoção é então realizado com o laser cirúrgico. 

undefinedIrenaphoto / Shutterstock.com

Nota importante: A automedicação não é de forma alguma uma opção! Se você quiser se livrar do problema por razões estéticas ou por desconforto, consulte um médico. O procedimento não leva muito tempo e dinheiro, mas você evitará problemas em potencial. Fique saudável! 

Fonte: Medscape, Venuro, Meduniver

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 7 sintomas de câncer de pele que não estão na sua pele. Se você os identificar, se consulte com seu médico!


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.