Crianças costumam se comportar pior quando estão perto dos seus pais, mas especialistas

FAMÍLIA & CRIANÇAS

Crianças costumam se comportar pior quando estão perto dos seus pais, mas especialistas dizem que isso é um bom sinal

Date October 5, 2018 15:27

“Meu filho é um anjo!” Ao ouvir essa frase, a primeira coisa em que pensamos é sobre quem estão falando? Que criança é essa? Definitivamente, a pessoa não deve estar falando do mesmo tipo de pestinha que muitas vezes grita, joga coisas em você, enquanto reclama e teimosamente se recusa a ouvir tudo aquilo que você fala e a obedecer.

Marcel Jancovic / Shutterstock.com

Muitas vezes, as crianças demonstram um comportamento perfeito quando estão cercadas de outras pessoas que não os pais, mas é só voltar para o convívio dos pais, que elas revelam aquele lado mais sombrio. A médica psicóloga Heather Wittenberg, especialista em desenvolvimento infantil, considera que é um bom sinal quando uma criança se comporte mal apenas em um ambiente mais familiar e com as pessoas mais próximas.

O bom comportamento requer esforço e é geralmente ditado pela sociedade. Quer seja em uma creche, na escola ou em qualquer grupo de pessoas que não sejam a mãe ou o pai, as crianças têm que se mostrar atentas e prontas para seguir determinadas regras. É por isso que a liberdade de expressar suas emoções reais pode ser considerada um alívio. As crianças sempre buscam mais atenção e apoio dos pais, e isso significa que elas podem ter um comportamente mais agressivo e mau educado quando estão próximas deles.

Marcel Jancovic / Shutterstock.com

O que fazer a respeito disso? Essas dicas são simples e bastante importantes:

  1. Reconheça as demonstrações de emoção das crianças e diga a elas que você as entende;
  2. Não se coloque sempre como superior, seja calmo e procure não entrar em conflitos;
  3. Tente concentrar as atenções em atividades que possam envolver vocês dois.

Mas, por fim, podemos te dar uma boa notícia: a de que os pais recebem maior carinho dos filhos quando eles se colocam mais próximos das crianças. Lembrem-se que, no fim das contas, a única coisa que seus filhos querem é a sua atenção. Ao receberem a sua atenção eles irão responder com amor.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Ela cansou de ouvir críticas sobre amamentar em público e resolveu fazer um belo ensaio fotográfico como forma de protesto


O material deste artigo é destinado apenas a fins informativos e não substitui o conselho de um especialista devidamente habilitado.