Estudo mostra que as crianças herdam a inteligência de suas mães e a ciência afirma que é verdade

As mães nunca deixam de desempenhar papéis importantes na vida dos filhos. Quando pensamos que já vimos tudo sobre a relevância das mães, novas verdades inegáveis são reveladas. 

Quem poderia imaginar que as mães são as principais responsáveis pela inteligência genética herdada da criança? Esta é uma conclusão alcançada por vários estudos. 

Estudo mostra que as crianças herdam a inteligência de suas mães e a ciência afirma que é verdadeLightField Studios / Shutterstock.com

Segundo os pesquisadores, o cromossomo X carrega inteligência e as mulheres têm dois desses cromossomos (XX), enquanto os homens têm apenas um (XY). Portanto, mães são duas vezes mais propensas a transmitir inteligência para seus filhos do que os pais. 

Além disso, os cientistas acreditam que genes para funções cognitivas avançadas vindo do pai, podem ser automaticamente desativados. O estudo revelou que uma categoria de genes referidos como genes condicionados, só funciona se vierem da mãe em alguns casos e do pai em outros.

Acredita-se que a inteligência esteja entre os genes condicionados que vêm da mãe. Então, talvez os homens devessem prestar mais atenção à inteligência de uma mulher antes de escolhê-la como mãe de seus filhos. 

Ao longo dos anos, vários estudos procuraram comprovar a teoria. Um deles foi da Unidade de Ciências Sociais e Públicas da Saúde do Conselho de Pesquisa Médica, em Glasgow. 

  

Foi revelado que o QI das crianças tende a ser semelhante ao das mães. Pesquisadores entrevistaram 12.686 jovens entre 14 e 22 anos a cada ano, começando em 1994 e levando em conta vários fatores como educação e status socioeconômico. Descobriu-se que o melhor preditor de inteligência era o QI da mãe.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 10 maneiras de ficar mais próximo ao seu filho

No entanto, a genética não é a única fonte de inteligência. Estima-se que apenas 40-60% da inteligência seja hereditária, enquanto a porcentagem restante depende de fatores externos. 

Ainda assim, as mães desempenham um papel significativo nesta parte não-genética da inteligência, alguns estudos sugerem que um vínculo seguro entre mãe e filho melhora a inteligência da criança. 

Estudo mostra que as crianças herdam a inteligência de suas mães e a ciência afirma que é verdadeYuganov Konstantin / Shutterstock.com

Pesquisadores da Universidade de Washington revelaram que as crianças que são apoiadas emocionalmente e têm suas necessidades intelectuais satisfeitas tiveram um hipocampo em média 10% maior, em comparação com crianças cujas mães são emocionalmente distantes ou ausentes. 

  

Os pais não ficam totalmente de fora, pois também têm um papel a desempenhar. Descobriu-se que toda uma série de outros genes, como a intuição e as emoções, podem ser herdadas do pai e podem ser a chave para desvendar a inteligência de uma criança.

Estudo mostra que as crianças herdam a inteligência de suas mães e a ciência afirma que é verdadeShutterstock.com

Ambos os pais precisam trabalhar juntos para aumentar a inteligência de uma criança. Embora seja hereditária, é preciso estimular o conhecimento, caso contrário a inteligência não se desenvolverá.  

Um vínculo familiar forte dá às crianças a segurança necessária para explorar o mundo e a confiança para resolver os problemas sem medo!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Quer ensinar seu filho? Dê o exemplo!

Recomendamos