"Ele basicamente chamou nosso filho de pecador": pais fazem funeral para filho de 18 anos e se surpreendem com palavras ruins do padre

Família & Crianças

December 25, 2018 16:13 By Fabiosa

Funerais devem ser um evento de conforto e esperança para os entes queridos de uma pessoa que faleceu. Mas quando Jeff e Kinda Hillibarger estavam se despedindo de seu filho, Maison, não havia conforto algum naquele momento.

Segundo os pais, em vez de tentar manter um ar de positividade diante de uma multidão de enlutados, o padre continuou falando sobre como o suicídio, forma como o menino de 18 anos morreu, era um pecado.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Vitória pela vida: psicóloga recém-formada conseguiu convencer um rapaz a não cometer o suicídio

Linda e Jeff contaram CNN que ficaram surpresos com o sermão do padre. Jeff disse o seguinte:

Nós temos mais cinco filhos. Ninguém podia acreditar. Eu olhei para a paróquia e todos tinham o mesmo olhar em seus rostos.

Jeff disse que tentou interromper com o discurso indo até o padre e sussurrando "por favor pare", mas ele continuou. A coisa toda piorou ainda mais, segundo o pai acrescentou."Ele basicamente chamou nosso filho de pecador": pais fazem funeral para filho de 18 anos e se surpreendem com palavras ruins do padreClick On Detroit | Local 4 | WDIV/ YouTube

O filho de Jeff e Linda faleceu em 4 de dezembro. Para o funeral, eles pediram ao padre Don LaCuesta para que a homenagem refletisse o amor da família e enviasse uma mensagem sobre todos serem gentis uns com os outros.

No entanto, esses não eram os tópicos que o reverendo escolheu como foco durante o funeral. Um dos trechos da homilia obtida pela CNN é o seguinte:

Não devemos chamar o que é ruim de bom, o que está errado. Porque somos cristãos, devemos dizer o que sabemos ser a verdade - que tirar a própria vida é contra Deus que nos fez e contra todos que nos amam. Nossas vidas não são nossas. Eles não são nossos para fazer o que quisermos. Deus nos deu a vida, e devemos ser bons administradores desse dom enquanto Deus permitir.

"Ele basicamente chamou nosso filho de pecador": pais fazem funeral para filho de 18 anos e se surpreendem com palavras ruins do padreTono Balaguer / Shutterstock.com

LaCuesta parecia se concentrar mais no pecado do suicídio do que em fornecer qualquer tipo de conforto para a família. Linda ficou muito chateada com o tom geral da pregação.

Ele basicamente chamou nosso filho de pecador na frente de todos. Não tínhamos ideia de que ele faria isso. Nós somos membros vitalícios da igreja.

Como lidar com a perda de um ente querido

Perder um ente querido pode ser devastador. Embora não exista muita coisa que uma pessoa possa dizer para fazer com que essa dor desapareça, lidar com o processo de luto de maneira saudável pode ajudar a se manter saudável e até esperançoso."Ele basicamente chamou nosso filho de pecador": pais fazem funeral para filho de 18 anos e se surpreendem com palavras ruins do padreAfrica Studio / Shutterstock.com

O portal Helpguide oferece algumas dicas para lidar com esses momentos delicados.

  • Apoie-se naqueles que se importam com você. Confie em seu apoio quando oferecido;
  • Reconheça a dor que você está sentindo em vez de evitá-la;
  • Aceite que sua dor possa se manifestar em um monte de emoções diferentes e, às vezes, surpreendentes;
  • Aceite que o processo de luto pode levar tempo, então tente não apressá-lo;
  • Cuide-se fisicamente também. Coma bem, durma bem, faça exercícios e assim por diante.

"Ele basicamente chamou nosso filho de pecador": pais fazem funeral para filho de 18 anos e se surpreendem com palavras ruins do padreWomanBlack_j / Shutterstock.com

Esperamos que Jeff, Linda e qualquer um que esteja lutando com uma grande perda possam encontrar algum conforto e paz nas memórias de seus entes queridos, e talvez em algumas palavras gentis oferecidas por uma família ou amigo solidário.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Padre Fábio de Melo lembra como fez para superar o suicídio de irmã: “Eu não conseguia chegar ao sepultamento"