As razões ocultas por trás das cãibras nas pernas: dicas simples sobre tratamento e prevenção

Saúde e Estilo de Vida

June 18, 2018 17:46 By Fabiosa

Cãibras musculares podem acontecer com qualquer um. De repente, você sente que seus músculos ficam duros e doloridos. Às vezes, dura apenas um minuto, mas a dor permanece por mais algumas horas. Cãibras musculares geralmente ocorrem em pernas, panturrilhas, coxas e pés.asiandelight / Shutterstock.com


O espasmo nos músculos pode ser desencadeado por várias razões. Algumas delas são:

1. Exaustão excessiva dos músculos da perna: isso pode ser resultado de malhar muito na academia, exercendo pressão adicional sobre as pernas durante o exercício, ou de realizar atividades atípicas para o seu corpo, como ficar de pé várias horas por dia. 

2. Alongamento deficiente dos músculos.

Dean Drobot / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: “Lambeijos” fazem mal? Descubra se as lambidas do seu cachorro ou gato podem causar algum problema

 

3. Má circulação do sangue nas pernas.

4. Cãibras nas pernas podem ser um sinal de deficiência de magnésio, cálcio e/ou potássio.

Maryna Olyak / Shutterstock.com

5. Um nervo comprimido nas costas ou pescoço que se reflete na contração muscular e causa dor na perna. A diabetes também pode causar danos nos nervos.

6. Desidratação ou fadiga muscular.

Olexandr Panchenko / Shutterstock.com

7. A gravidez geralmente contribui para cãibras musculares devido à má circulação sanguínea nas pernas e à pressão adicional sobre os nervos.

8. Hipotireoidismo: a escassez de hormônios tireoidianos causa deficiência de cálcio no corpo e causa dor muscular, fraqueza e dormência.lzf / Shutterstock.com

9. Tomar certos medicamentos.

O que fazer quando você tem cãibras nas pernas?

Isso geralmente acontece de repente, e você não pode prever a contração dolorosa nos seus músculos. No entanto, existe um tratamento imediato que pode aliviar a cãibra.siam.pukkato / Shutterstock.com

1. Estique o músculo. Aqui estão algumas dicas sobre como alongar suas panturrilhas, isquiotibiais e sola dos pés para se livrar da dor aguda:

2. Massageie os músculos afetados. Se as cãibras acontecem com frequência, massageie-as regularmente, durante a cãibra e entre as crises.

3. Tome um banho com sal de Epsom: ele ajuda a  relaxar o músculo e alivia a dor e tensão.Toni Genes / Shutterstock.com

Como prevenir cãibras musculares?

É sempre melhor prevenir do que remediar; por isso, seguir alguns passos simples pode ajudá-lo a evitar cãibras nas pernas.

1. Mantenha-se hidratado. Reconsidere seus hábitos alimentares e inclua mais alimentos que contenham cálcio, magnésio e potássio. Uma boa ideia é ingerir folhas verde-escuras, bananas, tâmaras, abóbora e laticínios.

SunCity / Shutterstock.com

2. Tome vitaminas.

3. Alongue bem os músculos antes e depois do exercício. Evite ficar sentado ou em pé por muito tempo.

4. Massageie suas pernas todos os dias antes de ir para a cama. Isso ajudará você a trazer alívio para os músculos.

aijiro / Shutterstock.com

Cada passo que damos para cuidar da nossa saúde geral é benéfico para o corpo. Você pode definitivamente reduzir cãibras nas pernas ou se livrar delas completamente aderindo a um estilo de vida saudável, o que significa adotar hábitos alimentares equilibrados, beber muita água e se exercitar.

Se você continuar tendo espasmos musculares, que se tornam mais intensos e dolorosos com o tempo, marque uma consulta com seu médico o mais rápido possível.

Fonte: WebMD

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: "Bochechas de bulldog": causas e 3 remédios eficazes para evitar procedimentos de beleza caros