A idade em que uma mulher menstrua pela primeira vez te muito a dizer sobre sua saúde!

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

A idade em que uma mulher menstrua pela primeira vez te muito a dizer sobre sua saúde!

Date July 11, 2018 22:48

É quase impossível prever quando uma mulher terá sua primeira menstruação. Mas a idade em que você menstruou pela primeira vez tem muito a dizer sobre sua saúde!VonaUA / Shutterstock.com

A faixa etária mais comum para menstruar é por volta dos 13 anos. Por isso, meninas que tiveram o primeiro período antes ou depois disso podem correr sérios de saúde e podem adquirir alguns distúrbios. Veja os principais deles: 

1. Saúde do coração

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Oito problemas comuns da menstruação que podem revelar dados importantes sobre o estado de saúde

puhhha / Shutterstock.com

Um estudo realizado em 2015 revelou que essas meninas que menstruam antes dos 13 anos têm cerca de 27% mais chances de ter uma doença cardíaca e 16% mais de probabilidade de sofrer um derrame. 

2. Menopausa precoce

La corneja artesana / Shutterstock.com

Em 2017, um estudo analisou dados de até 50 mil mulheres. e revelou que havia uma ligação entre o período inicial (antes dos 12 anos) e a menopausa precoce.absolutimages / Shutterstock.com

A maioria das mulheres entra na menopausa aos 50 anos, mas aquelas cujo primeiro período veio cedo demais podem começar a apresentar sintomas da menopausa entre os 40 e os 44 anos.

3. Sobre a reprodução

July Prokopiv / Shutterstock.com

Todos os outros distúrbios dessa lista tratam de garotas que tiveram sua primeira menstruação antes do tempo, exceto este que trataremos agora, que está relacionado à primeira menstruação depois do que é esperado.

Normalmente, não há nada de errado em uma garota menstruar depois de seus colegas. No entanto, em algumas mulheres, isso pode ser um sinal de fertilidade e problemas reprodutivos.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 5 coisas estranhas que acontecem durante a menstruação

SizeSquare's / Shutterstock.com

Por exemplo, a síndrome do ovário policístico (SOP) e a tireóide subativa podem resultar em um período tardio. É importante ter em mente, no entanto, que essas condições geralmente vêm com outros sintomas. Portanto, atrasar o seu primeiro período não é um sinal automático de problemas.

4. Câncer de mama

otnaydur / Shutterstock.com

Se você teve sua primeira menstruação antes dos 13, precisa tomar cuidado extra com a possibilidade de adquirir câncer de mama. 

GagliardiImages / Shutterstock.com

Em 2017, pesquisadores de Oxford fizeram um estudo sobre saúde feminina e descobriram uma ligação forte entre mulheres que menstruaram cedo demais e aquelas que foram diagnosticadas com câncer de mama.  

5. Diabetes

Maya Kruchankova / Shutterstock.com

Os mesmos cientistas também descobriram uma ligação entre a menstruação precoce e o diabetes tipo 2.Magic mine / Shutterstock.com

Já um estudo publicado em 2016, com 27 mil mulheres, mostra que as que menstruaram precocemente também correm sérios riscos de desenvolver diabetes gestacional. 

Source: Bustle

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 8 condições que mudam ou atrasam sua menstruação


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.