8 tipos de dores de cabeça que podem indicar problemas méd

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

8 tipos de dores de cabeça que podem indicar problemas médicos graves

Date July 13, 2018 20:44

Existem vários tipos de dores de cabeça e é difícil encontrar uma pessoa que não esteja familiarizada com alguns deles. Eles vão desde aquela constante companheira chamada enxaqueca até um sintoma de um pequeno problema de saúde.

Independentemente se você sofre de dores de cabeça com frequência, é importante lembrar que algumas condições podem ser um aviso sério e que não devem ser ignoradas. Há 8 situações que envolvem dor de cabeça às quais você deve prestar atenção:

Africa Studio / Shutterstock.com

1. Segundo Mark Morocco, professor clínico e médico de emergência do Centro Médico da Universidade da Califórnia em Los Angeles, uma dor de cabeça pode ser comparada a uma música. Se você tem a mesma música tocando em sua cabeça, talvez em volumes diferentes, este não é necessariamente um sinal perigoso. No entanto, se a música mudar, pode ser um aneurisma ou o sintoma de alguma condição extrema de saúde. Escute a sua dor e, caso suas características forem diferentes, consulte o seu médico o mais rápido possível.

puhhha / Shutterstock.com

2. Uma dor rápida e aguda que se parece com golpes constantes de um martelo pode ser indicação de hemorragia subaracnoidea ou sangramento no cérebro causado por um aneurisma roto. Esta é uma emergência médica séria para a qual você deve obter cuidados o quanto antes. Este tipo de dor de cabeça é extremamente grave e não desaparece muito rapidamente.

Maridav / Shutterstock.com

3. Uma dor de cabeça junto com dor nos olhos pode ser outro sintoma grave. Ela está frequentemente associada a um glaucoma agudo ou a um acúmulo de pressão no olho que pode levar à cegueira.

Dirima / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Seu mundo está girando? Entenda quais são os reais motivos das tonturas e vertigens

4. Quando uma dor de cabeça é acompanhada por outros sintomas, como febre, confusão mental e esquecimento, pode ser sinal de infecção cerebral, meningite, encefalite ou inflamação.

VGstockstudio / Shutterstock.com

5. Pessoas com mais de 50 anos podem ter uma dor de cabeça localizada nas têmporas, seja em uma delas ou ambas. Juntamente com febre e visão turva, esta condição pode indicar arterite temporal – a inflamação das artérias das têmporas.

kurhan / Shutterstock.com

6. Uma dor de cabeça após uma lesão nessa região também pode indicar uma condição cerebral. Se você está tomando anticoagulantes e tiver dor de cabeça, isso pode ser uma indicação de sangramento no cérebro, chamado de hematoma subdural. Esta condição pode ser muito grave, até mesmo fatal, por isso procure atendimento médico imediato.

KlaraBstock / Shutterstock.com

7. Caso você não seja a única pessoa à sua volta a ter dor de cabeça, o motivo pode ser envenenamento por dióxido de carbono (CO2). Preste atenção em onde exatamente a dor atinge o seu pico. Se você não tiver dores quando estiver do lado externo da casa ou edifício, avise sua família ou colegas sobre um possível envenenamento por CO2. Areje o local e relate o caso às autoridades competentes.

Roman Samborskyi / Shutterstock.com

8. O tipo de dor aguda que afeta apenas um lado e causa comprometimento da fala e da visão, sensibilidade à luz e sons altos, dormência na cabeça, ombro e braço pode indicar trombose venosa cerebral. Por sua vez, esta condição pode resultar em acúmulo de sangue e subsequente sangramento dentro e ao redor do cérebro. Muitas vezes, este problema é um gatilho de um derrame.

Impact Photography / Shutterstock.com

Se você notar qualquer alteração no padrão, intensidade ou frequência das dores de cabeça, informe seu médico o quanto antes.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Enxaqueca não é coisa de Deus! Descubra quais alimentos podem melhorar e outros que podem piorar o sintoma


Este artigo é meramente informativo. Não se automedique e, em todos os casos, consulte um profissional de saúde certificado antes de usar qualquer informação apresentada nesta publicação. O conselho editorial não garante nenhum resultado e não assume qualquer responsabilidade por danos que possam resultar da utilização das informações constantes no artigo.