Médicos advertem: 9 maneiras como os chinelos podem prejudicar sua saúde

SAÚDE E ESTILO DE VIDA

Médicos advertem: 9 maneiras como os chinelos podem prejudicar sua saúde

Date June 5, 2018 18:10

Assim que o tempo fica mais quente, muitos de nós já correm para calçar nossos chinelos favoritos. Embora você possa pensar que os chinelos são perfeitos para um passeio pela cidade, aqui está uma pequena lista de motivos para usá-los somente no spa, na praia, na piscina ou nos chuveiros compartilhados.

Favorecem as infecções

Acredite ou não, mas aqueles chinelos superconfortáveis para serem usados em dias mais quentes podem realmente expor seus pés a infecções virais, fúngicas e bacterianas.

Toda vez que você usa chinelos em público, é muito provável que eles sejam cobertos por bactérias, como as do gênero Staphylococcus. Estas bactérias podem causar irritação na pele do pé e, em casos mais graves, até levar à amputação.

iMoved Studio / Shutterstock.com

Mais bolhas?

Não é segredo para ninguém que as bolhas são um mal causado por quase todos os tipos de sapatos. No entanto, quando se trata de chinelos, essas bolhas são completamente diferentes: elas não desaparecem. Se seus chinelos tiverem uma tira de plástico no meio, e não de couro ou tecido, provavelmente eles causarão uma nova bolha toda vez que você usá-los.

TravnikovStudio / Shutterstock.com

Danificam os dedos

Chinelos fornecem um suporte muito ruim para o seu corpo, o que causa estresse adicional de tensão em todas as partes do pé. Ao usá-los regularmente, você pode contrair uma condição conhecida como dedo do pé em martelo, que faz um dedo cruzar sobre o dedo vizinho. Não é muito bonito, para ser sincero, e apenas um procedimento cirúrgico pode resolver este problema.

Não oferecem suporte ao arco do pé

Apesar de confortáveis, os chinelos não fornecem nenhum suporte ou fornecem um suporte muito fraco ao arco do pé. Como resultado, cada vez que você usa chinelos, seus pés tendem a girar em direção ao meio do corpo em vez de permanecerem retos. Consequentemente, você pode torcer o tornozelo, dobrando-o para dentro e para fora.

Thanaporn Rapeesak / Shutterstock.com

Causam joanetes

Quer você queira ou não, os chinelos podem causar joanetes – protuberâncias nas articulações do dedão. Como os dedos trabalham bastante para manter o chinelo preso ao pé, isso resulta em joanetes dolorosos, feios e desconfortáveis, algo que ninguém quer ter.

vasara / Shutterstock.com

Atrapalham a sua postura

Não é nenhuma surpresa que qualquer tipo de calçado superplano não ajuda a manter uma boa postura, pois eles alteram a sua biomecânica da mesma forma que andar descalço.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Fascite plantar: sintomas, fatores de risco e as causas mais comuns de dor no pé

Deixam você muito desajeitado

Os passos curtos com seus chinelos aumentam o risco de você ser atropelado pela multidão. Não é nada agradável.

Fazem você andar igual a uma tartaruga

Um estudo realizado pela Auburn University apontou que pessoas que usam chinelos dão passos menores em comparação com aquelas que calçam tênis. Como resultado, sua velocidade diminui significativamente.

Machucam seus calcanhares

Chinelos aumentam a pressão nos seus calcanhares, pois todo o seu peso se apoia com força sobre eles. Além disso, os chinelos te forçam a pisar de tal forma que sua pele acaba sendo danificada, o que causa rachaduras e calos a longo prazo.

Dmytro Flisak / Shutterstock.com

Resumo da ópera: você pode usar chinelos de dedo na praia ou na piscina, mas deve sempre manter seus pés longe deles se for andar pela cidade! Você não concorda?

Fonte: CosmopolitanFitness.Mercola

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: A incidência de câncer de cólon está aumentando! Veja 5 sintomas que toda mulher deve levar a sério