Perigo no chuveiro: especialistas alertam sobre como se proteger das bactérias acumuladas na bucha de banho

A bucha de chuveiro é um produto bastante popular no mercado. Essas ferramentas coloridas são boas para criar uma espuma no sabonete para esfregar delicadamente na pele, logo não é de se admirar que elas tenham tantos fãs!

K.D.P / Shutterstock.com

No entanto, há uma desvantagem oculta no uso destas esponjas que apenas algumas pessoas conhecem. A maioria dos dermatologistas não recomendam seus pacientes usar, já que consideram um solo fértil para a reprodução das bactérias.

Este produto pode ser prejudicial à pele devido à estrutura de compensação: As redes de nylon capturam as células mortas da pele, que são um alimento perfeito para as bactérias. Além disso, é quase impossível fazer uma limpeza completa das buchas, a menos que você faça um grande esforço para isso.

DUANGJAN JITMART / Shutterstock.com

Você não quer gastar muito do seu precioso tempo desinfetando este produto de banho, não é? 

Gigra / Shutterstock.com

Se você esfregar sua pele com uma esponja infectada, pode causar danos graves a pele, isso inclui o risco de infecção. Usar após a depilação com lâminas, por exemplo, pode ser ainda mais perigoso. A pele sensível pode ter pequenos cortes e arranhões e, portanto, mais chances de ser afetada por bactérias.

carol.anne / Shutterstock.com

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: Aprenda com os profissionais! 11 truques que os profissionais de limpeza usam em hotéis 5 estrelas

Os especialistas recomendam algumas dicas sobre como cuidar da sua esponja de banho: 
 

  • dê um enxágue completo após cada uso; 
  • seque bem; 
  • troque a cada três semanas.

Kavun Halyna / Shutterstock.com

Mergulhe em uma solução que consiste em partes iguais de água e vinagre branco uma vez por dia para desinfetar e refrescar naturalmente as cerdas limpadoras sem o uso de produtos químicos. Se você usar na pele infectada ou irritada, dê uma boa lavagem na esponja após cada uso para evitar a propagação de bactérias.

Você pode pensar em obter alternativas mais saudáveis, mas se é um fã deste objeto em particular, existem alguns feitos de fibras naturais que são resistentes ao mofo e levedura.

Kaiskynet Studio / Shutterstock.com

A escolha de materiais naturais e ecológicos minimizaria o risco de criação de fungos dentro. 

Grigvovan / Shutterstock.com

Para peles sensíveis é melhor evitar o uso de ferramentas de lavagem, mas esfregue o corpo com as mãos. Se você ainda preferir usar esponjas de vez em quando, lembre-se de mantê-las secas e inodoras e trocar sempre que necessário.

focal point / Shutterstock.com

Com estes passos, você garante um banho gostoso e sem riscos para sua saúde!

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ: 9 dicas de limpeza muito criativas

Recomendamos